Macaca passa três dias velando corpo de bebê que morreu em zoológico
Funcionários de um zoológico na Alemanha registraram o momento em que uma macaca vela o corpo de um filhote que morreu pouco tempo após nascer. Segundo a equipe responsável pelo cuidado da mãe, "Traceuse", ela passou dois dias velando o corpo do bebê até deixar que ele fosse levado pelos funcionários.
Traceuse, da espécie Drill (Mandrillus leucophaeus), parente dos babuínos, mora no zoológico Grüner, na cidade de Wuppertal, desde 2017. Ela tem oito anos e deu à luz o bebê no dia 4 de novembro.
Biólogos notaram a presença do corpo, mas não interferiram no comportamento da mãe, considerado natural para a espécie.
"Esse é um comportamento natural, que também pode ser observado em macacos na natureza. É dessa forma que a mãe e os outros membros do grupo se despedem dos filhotes mortos", afirmou o zoológico em publicação.
Segundo o zoológico, Traceuse "descartou" o corpo do filho após dois dias o velando. Nesse momento, outra fêmea do bando cuidou do filhote por algumas horas e, em sequência, o corpo do macaco foi levado do local.
"Apesar de estarmos muito tristes com a perda, ficamos felizes em ver como ela cuidou da sua prole sem vida. Isso mostra que, em caso de uma nova gravidez e depois de um parto bem-sucedido, ela deve criar seu filhote de forma exemplar, contribuindo para a conservação de uma espécie tão ameaçada", completou.
A causa da morte do filhote não foi revelada pelo zoológico até o momento. Os Drills são considerados macacos em perigo de extinção. A gestação das fêmeas da espécie dura cerca de seis meses e, quando adultos, os animais podem chegar aos 18 quilos e 70 centímetros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.