Topo

Esse conteúdo é antigo

Gato se esconde em mala e é encontrado durante inspeção em aeroporto

Pelo Twitter, Agência de Segurança dos Transportes (TSA) compartilhou registros do momento da apreensão do gato no Aeroporto JFK, em Nova York - Reprodução/Redes Sociais
Pelo Twitter, Agência de Segurança dos Transportes (TSA) compartilhou registros do momento da apreensão do gato no Aeroporto JFK, em Nova York Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

23/11/2022 19h43Atualizada em 24/11/2022 07h16

Oficiais da Agência de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos (TSA) identificaram uma presença animal dentro de uma bagagem no Aeroporto JFK, em Nova York. Durante uma inspeção via raio-x na quarta-feira passada (16), agentes identificaram objetos como garrafas e calçados, mas perceberam também que um gato estava sendo transportado no interior de uma mala.

De acordo com o jornal estadunidense The Washington Post, o caso foi registrado em um voo com destino para a cidade de Orlando, Flórida, conhecida principalmente por seus parques de diversão, como os da Disney e Universal.

Quando chamado para dar explicações sobre a presença felina na bagagem, o passageiro alegou que o animal "não era dele, e sim de outra pessoa da pensão", disse Lisa Farbstein, porta-voz da TSA. A suspeita é que o gato tenha entrado na mala sem ser notado pelo homem.

A representante da TSA contou ao The Washington Post que o viajante perdeu o seu voo, mas consegui remarcá-lo para o dia seguinte, mas, dessa vez, "sem o gato", complementou Lisa.

Em uma postagem pelo Twitter, a agência compartilhou registros da apreensão. É possível observar um formato incomum no raio-x, que acabou se confirmando como um felino quando os seguranças abriram o zíper da bagagem: é possível ver pelos amarelados saindo por uma pequena fresta.

A última foto mostra um agente abrindo a mala de cautelosamente. Segundo o jornal, por sorte, o animal não tentou fugir quando os oficiais efetuaram a apreensão - que também pode ser considerada um resgate, já que o animal estaria sujeito a condições perigosas ao viajar no porão de uma aeronave.

Já o jornal americano New York Post conseguiu localizar a dona do gato, chamado "Smells". Alix, 37, disse que estava no trabalho e que não tinha notado a ausência do animal até receber uma ligação das autoridades. A TSA questionou se ela "desejava prestar queixas" contra o passageiro, além de perguntar se haveria motivos para ele "tentar roubar o gato e ir para a Flórida".

Em seguida, o noivo de Alix foi até o aeroporto e buscou o animal, que retornou bem para casa. "Eu estava preocupada de que Smells estivesse assustado, mas ele nem mesmo miou no caminho de volta", disse ao New York Post. "Eu lhe dei alguns petiscos extras e ele agiu como se nada tivesse acontecido", finaliza.

Outros registros de apreensões incomuns já foram divulgados pela TSA. No início do mês, por exemplo, agentes interromperam uma tentativa de contrabando de uma arma de fogo escondida dentro de um frango cru. O caso foi registrado no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, no estado da Flórida.