Não fariam essa pergunta ao Obama, diz Jacinda Ardern após questão sexista
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, rebateu uma pergunta sexista de um repórter que sugeriu que ela e a premiê da Finlândia, Sanna Marin, se encontraram apenas porque têm "idades semelhantes e outras coisas em comum". Essa é a primeira viagem oficial de Sanna Marin e também a primeira visita de um premiê finlandês à Nova Zelândia.
Jacinda e Sanna participavam de uma coletiva de imprensa em Auckland quando o motivo do encontro foi questionado por um jornalista da rádio Newstalk ZB. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ouvir a pergunta: "Muitas pessoas vão se perguntar se vocês só estão se encontrando porque, você sabe, têm idade semelhante e têm muitas coisas em comum".
Visivelmente incomodada com a pergunta, Jacinda responde que elas se encontraram porque são primeiras-ministras. "Porque duas mulheres se encontram não é simplesmente por causa de seu gênero".
Eu me pergunto se alguém já perguntou a Barack Obama e John Key se eles se encontraram porque eram da mesma idade.
Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, nasceram com poucos dias de diferença em 1961.
Sanna Marin acrescentou: "Estamos nos reunindo porque somos primeiras-ministras. Temos uma delegação conosco, temos várias coisas em comum, mas podemos fazer muito mais juntas".
Após uma reunião bilateral, as líderes reafirmaram o relacionamento caloroso entre a Nova Zelândia e a Finlândia e seu compromisso em aumentar as oportunidades comerciais, combater as mudanças climáticas e aprofundar os laços.
Não é a primeira vez que Jacinda enfrenta perguntas sexistas da mídia. Em entrevistas, a primeira-ministra da Nova Zelândia já foi questionada sobre a data de nascimento do filho, o motivo de estar pintando o cabelo, além de ter sido chamada de uma mulher "atraente".
O episódio acontece quatro meses depois que a premiê da Finlândia, Sanna Marin, decidiu pedir desculpas após a divulgação de um vídeo em que aparece dançando em uma festa. A premiê mais jovem da Europa chegou a fazer um teste toxicológico para afastar os boatos de que usou drogas.
Na Finlândia, alguns a acusaram de ter se comportado de forma inadequada para o cargo que ostenta e outros defenderam seu direito a desfrutar de um evento privado na companhia de seus amigos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.