Colômbia: Deslizamento de terra deixa ônibus soterrado e dezenas de mortos
Um deslizamento de terra provocou a morte de dezenas pessoas na zona rural de Pueblo Rico, Risaralda, na Colômbia. Segundo o jornal local El Tiempo, o número já chega a 33 vítimas, saldo maior que o de 27 divulgado anteriormente pelo presidente do país, Gustavo Petro. As equipes ainda estão trabalhando no resgate e o número pode ser atualizado a qualquer momento.
O incidente ocorreu na noite de ontem, entre os povoados de Pueblo Rico e Santa Cecília. No momento, diversos veículos atravessavam a região, que vem enfrentando fortes chuvas.
Entre eles, estava um ônibus da Empresa Arauca, no qual se estima que havia 26 pessoas. Ele saiu da cidade de Cali na madrugada de domingo e percorreu cerca de 270 quilômetros antes de se chocar ao cruzar a cordilheira dos Andes a oeste, a caminho de Quibdó, segundo a Defesa Civil.
No veículo, havia uma família de cinco membros, em que apenas uma pessoa foi resgatada com vida.
O local em que ocorreu o incidente ainda tinha três casas de camponeses que, mesmo com danos, ainda continua de pé. As autoridades acreditam que os moradores destas residências conseguiram sair ilesos após alerta prévios sobre a possibilidade de deslizamento de terra.
Petro lamentou a situação no Twitter e informou apoio do governo às famílias das vítimas, sem mencionar maiores detalhes. "É com tristeza que anuncio que, até agora, 27 pessoas, incluindo 3 menores de idade, perderam a vida na tragédia de Pueblo Rico, Risaralda. Solidariedade com as famílias das vítimas, contarão com um acompanhamento integral do Governo Nacional."
Desde o início de agosto, o país vive em estado de "catástrofe nacional" devido a pior estação chuvosa dos últimos 40 anos, segundo o governo.
Inverno deixa 271 mortos
O inverno deixou 271 mortos e 700 mil afetados no último ano. As chuvas estão associadas ao La Niña, um fenômeno climático cíclico produzido pelo resfriamento do Oceano Pacífico e que o aquecimento global ameaça tornar mais frequente e mortal, segundo cientistas.
Segundo o Serviço Geológico Colombiano, "o município de Pueblo Rico está sob uma ameaça muito alta devido ao movimento em massa (...) associado ao fenômeno La Niña, que está presente desde agosto de 2020".
O deslizamento de terra "hoje deixa esta cidade de luto, amanhã pode ser em outra área, porque realmente temos muitas áreas de instabilidade no país e a estação chuvosa não terminou", disse à imprensa o diretor do UNGRD, Javier Pava.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.