Vídeo flagra momento em que caça F35B sofre acidente durante pouso nos EUA
Um caça F-35B Lightning II, do programa de reposição de aeronaves Joint Strike Fighter, se envolveu em um acidente na tarde de hoje, enquanto tentava pousar em uma base aérea no Texas (EUA). Um vídeo publicado no Twitter mostra o momento em que o avião tomba na pista e o piloto se ejeta da aeronave. Ninguém ficou ferido.
Nas imagens é possível ver que a aeronave pairava no ar quando iniciou o pouso na pista. Ao tocar o solo, porém, o F-35B quica e o nariz do avião subitamente tomba para a frente, quebrando o trem de pouso frontal.
O jato começa então a girar na pista, formando uma nuvem de fumaça. O piloto então se ejeta da aeronave alguns metros à frente do avião.
Segundo apurou a FoxNews, a Lockheed Martin, responsável pela fabricação do avião, informou que o acidente ocorreu na área de fuga da Base Aérea Naval da Reserva Conjunta, em Fort Worth.
A Lockheed Martin Corporation é uma empresa fabricante de produtos aeroespaciais criada em 1995, resultante da fusão da Lockheed Corporation e da Martin Marietta. A empresa fabrica o F-35B para o Corpo de Fuzileiros Navais. Ele possui a característica de pousar e decolar verticalmente.
O piloto ejetou com segurança, segundo o comunicado divulgado pela companhia. "O piloto era um funcionário do governo dos EUA", informou o secretário de imprensa do Pentágono, brigadeiro Patrick Ryder, durante uma coletiva de imprensa, realizada logo após o acidente.
"O avião ainda não havia sido transferido para o governo dos EUA", disse Ryder.
"Estamos cientes da queda do F-35B na pista compartilhada da Base Aérea Naval da Reserva Conjunta em Fort Worth e entendemos que o piloto ejetou com sucesso. A segurança é nossa prioridade e seguiremos o protocolo de investigação apropriado", afirma o comunicado da Lockheed, publicado nas redes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.