Topo

Esse conteúdo é antigo

Intoxicação: Espinafre contaminado causa alucinações em mais de 150 pessoas

Ao todo, 16 produtos de quatro marcas diferentes foram recolhidos por conter material vegetal inseguro e podem causar doenças se consumidos. - Divulgação/FSANZ
Ao todo, 16 produtos de quatro marcas diferentes foram recolhidos por conter material vegetal inseguro e podem causar doenças se consumidos. Imagem: Divulgação/FSANZ

Do UOL, em São Paulo

19/12/2022 16h42Atualizada em 20/12/2022 07h39

Ao menos 164 pessoas relataram sinais de intoxicação após consumirem um tipo de espinafre chamado "baby" na Austrália. Os sintomas incluem alucinações e visão embaçada. Em um comunicado emitido ontem (18), o NSW Health (Ministério da Saúde do estado de Nova Gales do Sul) informou ainda que, deste total, mais de 40 pessoas buscaram atendimento médico.

Segundo a NSW Health, os sintomas relatados podem ser graves e incluem:

  • Delírio, confusão ou alucinações;
  • Pupilas dilatadas;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Rosto corado;
  • Visão embaçada;
  • Boca e pele seca;
  • Febre.

A FSANZ (Food Standards Australia New Zealand), responsável por desenvolver normas alimentares para Austrália e Nova Zelândia, anunciou o recolhimento de lotes de 16 produtos contendo espinafre baby, desde saladas até embalagens com a própria verdura.

As marcas afetadas são Riviera Fresh, Fresh Salad Co, Woolworths e Supermercados Coles, e a lista pode aumentar a medida que novos casos são relatados, salientou o órgão.

"As pessoas que compraram esses produtos recolhidos devem jogá-los fora ou devolvê-los ao local de compra para um reembolso total", comunicou a NSW Health, alertando ainda que "qualquer pessoa que apresente sintomas incomuns e graves que procure atendimento médico imediato".

Uma investigação foi iniciada para identificar o que causou a intoxicação dos produtos recolhidos. Até o momento, a FSANZ limitou-se a informar que eles "contêm material vegetal inseguro e podem causar doenças se consumidos". A autoridade destacou ainda que as conclusões obtidas serão informadas aos consumidores.