Intoxicação: Espinafre contaminado causa alucinações em mais de 150 pessoas
Ao menos 164 pessoas relataram sinais de intoxicação após consumirem um tipo de espinafre chamado "baby" na Austrália. Os sintomas incluem alucinações e visão embaçada. Em um comunicado emitido ontem (18), o NSW Health (Ministério da Saúde do estado de Nova Gales do Sul) informou ainda que, deste total, mais de 40 pessoas buscaram atendimento médico.
Segundo a NSW Health, os sintomas relatados podem ser graves e incluem:
- Delírio, confusão ou alucinações;
- Pupilas dilatadas;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Rosto corado;
- Visão embaçada;
- Boca e pele seca;
- Febre.
A FSANZ (Food Standards Australia New Zealand), responsável por desenvolver normas alimentares para Austrália e Nova Zelândia, anunciou o recolhimento de lotes de 16 produtos contendo espinafre baby, desde saladas até embalagens com a própria verdura.
As marcas afetadas são Riviera Fresh, Fresh Salad Co, Woolworths e Supermercados Coles, e a lista pode aumentar a medida que novos casos são relatados, salientou o órgão.
"As pessoas que compraram esses produtos recolhidos devem jogá-los fora ou devolvê-los ao local de compra para um reembolso total", comunicou a NSW Health, alertando ainda que "qualquer pessoa que apresente sintomas incomuns e graves que procure atendimento médico imediato".
Uma investigação foi iniciada para identificar o que causou a intoxicação dos produtos recolhidos. Até o momento, a FSANZ limitou-se a informar que eles "contêm material vegetal inseguro e podem causar doenças se consumidos". A autoridade destacou ainda que as conclusões obtidas serão informadas aos consumidores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.