Passageiros fogem de tiros dentro de avião após prisão de narcotraficante
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que passageiros de um voo da companhia de aviação Aeroméxico precisam se proteger contra tiros na cidade de Culiacán, no México, na manhã de hoje.
De acordo com o site de notícias Forbes México, o voo precisou ser cancelado e ninguém se feriu durante o ataque.
"Nesta manhã foi detectado um impacto de bala na fuselagem de um avião Embraer 190 que estava pronta para operar o voo AM165 na rota Culiacán-Cidade do México, que foi cancelado por motivos de segurança", disse a companhia área em um comunicado.
Os disparos ocorrem após a prisão do líder de um cartel de drogas local, o narcotraficante Ovidio Guzmán. Desde a noite de ontem, Culiacán, localizada no estado de Sinaloa, registra diversas ações criminosas motivadas pelo operação policial que prendeu o chefe do narcotráfico.
Ovidio é filho do chefão do crime organizado Joaquín "El Chapo" Guzmán, que está detido nos Estados Unidos desde 2019. Ele assumiu as operações do cartel após a prisão do pai e chegou a ser preso em 2019, mas foi liberado devido a ataques similares aos ocorridos desde ontem, informou a agência de notícias Reuters.
A prisão de Ovidio Guzmán é motivada por uma pressão do governo estadunidense por ações concretas do México contra o narcotráfico local. Segundo a Reuters, os EUA vêm registrando surto de mortes por overdose pelo opioide sintético fentanil, produzido principalmente pelo cartel mexicano e transportado para o país.
Com os incidentes e ataques pela cidade, todos os voos foram cancelados ao menos até a noite de hoje, e o governo local pediu para que a população fique em casa como medida de segurança, anunciando também o fechamento de escolas e escritórios administrativos.
Com informações da Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.