Traficante de seres humanos na lista de mais procurados da Interpol é preso
Kidane Zekarias Habtemariam foi detido no dia 1º de janeiro no Sudão após uma busca liderada pelos Emirados Árabes Unidos, com base em informações compartilhadas via Interpol.
Segundo a organização, Habtemariam, natural da Eritreia, "é conhecido por seu tratamento particularmente cruel e violento com migrantes". Segundo a Interpol:
- Ele estava no radar das autoridades desde 2019;
- Era procurado por chefiar uma grande organização criminosa por trás do sequestro, extorsão e assassinato de migrantes da África Oriental;
- Era alvo de dois alertas vermelhos da organização -- da Etiópia e da Holanda -- por contrabando de migrantes, tráfico de pessoas e outros crimes relacionados.
Uma rede de colaboração entre autoridades de vários países permitiu que os Emirados Árabes Unidos conduzissem uma investigação de sua rede e familiares, identificando atividades de lavagem de dinheiro.
Sua localização e prisão serão um golpe significativo em uma importante rota de contrabando para a Europa e protegerão milhares de outros de serem explorados nas mãos do grupo criminoso Trecho de comunicado divulgado pela Interpol
Autoridades holandesas informaram que pedirão a extradição dele "para que ele possa ser julgado aqui por crimes que ainda não foram processados".
Habtemariam estava na lista nacional de mais procurados do país desde outubro de 2021 e uma recompensa de 20 mil euros (R$ 111 mil) foi oferecida pela denúncia que levasse até ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.