Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra motor de avião pegando fogo antes de decolagem nos EUA

Motor da asa direita do avião da Delta Air Lines entrou em combustão pouco antes da decolagem na Califórnia (EUA) - Reprodução/Redes Sociais
Motor da asa direita do avião da Delta Air Lines entrou em combustão pouco antes da decolagem na Califórnia (EUA) Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

17/01/2023 19h24

O motor de um avião da Delta Air Lines pegou fogo antes da decolagem no aeroporto John Waine, em Santa Ana, na Califórnia. As imagens do momento em que uma densa fumaça começa a escapar da asa direita da aeronave foram registradas em vídeo por um passageiro.

O incidente ocorreu no dia 10 e assustou os passageiros do Boeing 757, que seguiria em direção ao Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, na Geórgia. Não há relatos de feridos.

Momentos antes de acelerar, o piloto iniciou os testes dos motores, procedimento que faz parte da decolagem. Nesse instante, uma das turbinas falhou e o fogo teve início.

O piloto ativou o sistema de extinção de incêndio da aeronave enquanto os bombeiros do aeroporto respondiam à emergência, por volta das 13h30, horário local (18h30 no horário de Brasília). O avião acabou sendo rebocado ao portão de embarque e todos os 172 passageiros desembarcaram em segurança.

Em nota encaminhada à imprensa, a Delta Air Lines informou que o voo Delta 447, definido para operar o serviço do Aeroporto John Wayne (SNA) para Atlanta, retornou ao portão antes da decolagem após um aparente problema de manutenção do motor.

"A aeronave foi recebida pelo pessoal de manutenção local para uma avaliação mais aprofundada. Pedimos desculpas aos nossos clientes por esse inconveniente e estamos trabalhando para levá-los aos seus destinos o mais rápido possível".

Em nota encaminhada ao UOL, o porta-voz da Delta Air Lines, Morgan Durrant, informou que durante o episódio em 10 de janeiro não foi registrada explosão, nenhum dano à aeronave e também nenhum ferimento aos clientes ou tripulantes da Delta.

"A questão envolveu uma parada do compressor, que produziu fumaça nas partes internas do motor. A aeronave voltou ao portão com segurança e os clientes desembarcaram normalmente. A aeronave e o motor foram minuciosamente examinados pelos técnicos da Delta. Fornecemos aos nossos clientes refeições, lanches e bebidas enquanto trabalhávamos para levá-los aos seus destinos, em voos alternativos", declarou.