Topo

Esse conteúdo é antigo

'Balão de vigilância' chinês sobrevoa a América Latina, afirmam EUA

Foto tirada em 1º de fevereiro de 2023 e divulgada em 2 de fevereiro mostra um suposto balão espião chinês no céu sobre a cidade de Billings, Montana, nos EUA - CHASE DOAK/AFP
Foto tirada em 1º de fevereiro de 2023 e divulgada em 2 de fevereiro mostra um suposto balão espião chinês no céu sobre a cidade de Billings, Montana, nos EUA Imagem: CHASE DOAK/AFP

Colaboração para o UOL, em Salvador*

03/02/2023 23h08Atualizada em 04/02/2023 07h37

Um segundo "balão de vigilância" chinês sobrevoava a América Latina, afirmou o Pentágono nesta sexta-feira, depois que um primeiro balão foi detectado na véspera nos Estados Unidos.

"Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês", informou o porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder, sem especificar a localização exata do balão.

Antes, o governo dos EUA já havia informado que estava monitorando um suposto balão de vigilância da China que foi avistado nos últimos dias sobrevoando locais que contêm informações importantes de segurança.

Oficiais de defesa disseram ter quase certeza que o "balão de vigilância de elevada altitude" pertence à China. O objeto foi avistado recentemente sobrevoando o Estado de Montana.

O governo da China disse que não se deve especular sobre o assunto até que os fatos sejam apurados.

O governo do Canadá disse que está monitorando "um possível segundo incidente" envolvendo um balão de vigilância, mas não disse qual país poderia estar por trás disso. Eles disseram que estão trabalhando em estreita colaboração com os EUA para "proteger as informações confidenciais do Canadá contra ameaças de inteligência estrangeiras".

*Com informações da AFP e BBC