'Balão de vigilância' chinês sobrevoa a América Latina, afirmam EUA
Um segundo "balão de vigilância" chinês sobrevoava a América Latina, afirmou o Pentágono nesta sexta-feira, depois que um primeiro balão foi detectado na véspera nos Estados Unidos.
"Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês", informou o porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder, sem especificar a localização exata do balão.
Antes, o governo dos EUA já havia informado que estava monitorando um suposto balão de vigilância da China que foi avistado nos últimos dias sobrevoando locais que contêm informações importantes de segurança.
Oficiais de defesa disseram ter quase certeza que o "balão de vigilância de elevada altitude" pertence à China. O objeto foi avistado recentemente sobrevoando o Estado de Montana.
O governo da China disse que não se deve especular sobre o assunto até que os fatos sejam apurados.
O governo do Canadá disse que está monitorando "um possível segundo incidente" envolvendo um balão de vigilância, mas não disse qual país poderia estar por trás disso. Eles disseram que estão trabalhando em estreita colaboração com os EUA para "proteger as informações confidenciais do Canadá contra ameaças de inteligência estrangeiras".
*Com informações da AFP e BBC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.