Lula encontra embaixadora dos EUA, que recebe pedido do PT contra Bolsonaro
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou hoje pedidos para tentar barrar o visto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos.
Um dos ofícios foi encaminhado à embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, com quem Lula (PT) se encontrou nesta sexta-feira (3) —o presidente também esteve com embaixadores de outros países hoje.
Por que o PT apresentou o pedido contra Bolsonaro? O deputado —que foi líder do PT na Câmara até janeiro— quer que Bolsonaro seja denunciado na Unidade de Prevenção a Fraudes e pede ao Departamento de Segurança Interna dos EUA que apure uma eventual fraude em sua permanência no país.
Motivos apontados pela sigla
- O fato de Bolsonaro ter feito pedido de mudança para o status de sua permanência condição de turista;
- Indícios de que o ex-presidente pretende realizar atividades profissionais, remuneradas, durante sua estadia, e não apenas realizar atividades turísticas, como supostamente requer no processo apresentado;
- Verificação para saber se a vacinação contra a covid-19 de Bolsonaro está completa ou não; este é um requisito para o ingresso nos EUA.
O deputado também citou que o ex-presidente "está enfrentando inúmeras investigações, denúncias e processos por crimes cometidos durante seu governo".
Parece claro que a grande motivação para permanecer em território norte-americanos é o intuito de fugir das gravíssimas investigações e processos que correm contra ele."
Reginaldo Lopes
Onde está Bolsonaro? O ex-presidente viajou para os EUA em 30 de dezembro, um dia antes de encerrar o seu mandato como presidente. Ele entrou nos EUA com um visto reservado a diplomatas e chefes de estado. Esse visto venceu no dia em que ele deixou o cargo, mas havia 30 dias de carência.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente já vinha estudando opções para ficar por mais tempo nos Estados Unidos, principalmente depois que apoiadores radicais promoveram a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.
Bolsonaro está hospedado no condomínio de luxo Encore Resort at Reunion.
Nos últimos dias, o ex-presidente tem participado de eventos com apoiadores nos Estados Unidos. O da última terça-feira (31), em Miami, foi citado como argumento à embaixadora americana no documento.
Como foi o encontro de Lula com a embaixadora? No encontro, Lula e Bagley trataram de temas como mudanças climáticas, direitos humanos e fragilidades da democracia no mundo e não falaram sobre o visto de Bolsonaro.
Lula deverá encontrar Joe Biden, presidente dos EUA, no dia 10 de fevereiro, também tema de conversa com a embaixadora.
Pode demorar meses. Em entrevista ao UOL, Felipe Alexandre, advogado de Bolsonaro, explicou que um novo visto de turista para o ex-presidente é um processo demorado, que pode levar até quatro meses.
Acho que receberemos uma resposta entre dois a quatro meses, esse é o tempo que vai demorar esse pedido. Ele está esperando uma aplicação, pois tem permissão de estar aqui".
Uma vez que a pessoa tem um visto que já foi vencido, mas antes de vencer a pessoa fez o pedido para mudar seu status para um outro visto, a pessoa tem a permissão 100% legal de permanecer aqui tranquilo esperando esse visto. Só não pode trabalhar e fazer atividades diretamente remuneradas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.