Topo

Quais foram os cinco maiores terremotos já registrados na história?

Terremoto de magnitude 7,8 deixou mortos na Turquia e na Síria - REUTERS/Sertac Kayar
Terremoto de magnitude 7,8 deixou mortos na Turquia e na Síria Imagem: REUTERS/Sertac Kayar

Juliana Almirante

Colaboração para o UOL

07/02/2023 04h00Atualizada em 07/02/2023 06h38

O terremoto que causou mais de 5 mil mortes na Turquia e na Síria hoje teve magnitude de 7,8 graus na escala Richter. Os cinco maiores abalos já registrados no mundo tiveram magnitude igual ou maior que 9,0, de acordo com o U.S. Geological Survey, o Centro Geológico dos Estados Unidos.

A magnitude considera a dimensão do terremoto e está relacionada com a energia liberada no foco do tremor, além da altura das ondas que são registradas no sismógrafo.

Confira os cinco maiores terremotos já registrados do mundo de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos:

  • Chile, 1960

Em 22 de maio de 1960, o Chile registrou um terremoto de magnitude 9,5, o maior da história. O desastre também é conhecido como Terremoto de Valdivia, em referência à cidade mais afetada. Aproximadamente 1.665 pessoas morreram, 3 mil ficaram feridas e 2 milhões desabrigadas no sul do país.

A estimativa é de que o abalo sísmico tenha liberado energia equivalente a 20 mil bombas de Hiroshima. Também foi causado um tsunami com ondas de até 25 metros, que atingiu a população costeira. Com isso, a costa oeste continental dos Estados Unidos, o Havaí, as Filipinas e o Japão também foram afetados, causando mais de 200 mortes.

  • Alasca (EUA), 1964

O segundo maior terremoto do mundo ocorreu no Alasca, em 27 de março de 1964, com magnitude 9,2. Ao todo, o terremoto e os tsunamis subsequentes causaram 129 mortes. A maior cidade do Alasca, Anchorage, sofreu danos materiais significativos.

O abalo também gerou milhares de tremores secundários menores e centenas de deslizamentos de terra. Os tsunamis produzidos pelo terremoto também resultaram em mortes e danos em lugares distantes, como nos estados de Oregon e Califórnia.

  • Indonésia, 2004

Um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa oeste do norte de Sumatra, na Indonésia, em 26 de dezembro de 2004, e provocou um tsunami. Mais de 283.100 pessoas morreram e cerca de 14 mil foram listadas como desaparecidas. O tsunami também causou mais vítimas do que qualquer outro já registrado na história. A onda gigante atingiu até dez metros de altura.

Foram afetadas ainda as ilhas de Andaman e de Nicobar, ao sudoeste da Tailândia, as ilhas Maldivas, a Malásia, o Mianmar, o Sri Lanka e o litoral oriental da África.

  • Japão, 2011

Também com magnitude 9,1, o Japão registrou o quarto maior terremoto da história em 11 de março de 2011, perto da costa da ilha de Honshu. Ao menos 15.703 pessoas morreram e 5.314 ficaram feridas. O tremor causou um tsunami que provocou destruição ao longo de toda a costa leste de Honshu, entre as regiões de Chiba e Aomori. Cerca de 332 mil edifícios, 2 mil estradas, 56 pontes e 26 ferrovias foram destruídas ou danificadas.

Os desdobramentos do tsunami também causaram um acidente nuclear na usina de Fukushima. Cerca de 160 mil pessoas que moravam nas imediações tiveram que ser retiradas. A princípio, não foram registradas mortes decorrentes do acidente. No entanto, em 2018, o governo japonês confirmou a morte de um trabalhador de Fukushima, que teve câncer decorrente da exposição à radiação.

  • Rússia, 1952

O terremoto que atingiu a Península de Kamchatka, na Rússia, em 1952, não causou nenhuma morte. Com magnitude de 9,0, o evento causou um tsunami que levou à destruição de praias e à demolição de casas, bem como retirou o pavimento de estradas.

Os danos foram registrados principalmente na costa norte de Oahu, uma ilha do arquipélago do Havaí. As cidades de Hilo e as ilhas de Maui e Kauai, também no Havaí, foram atingidas pelas ondas.