Topo

'Mentira tem pernas curtas': Ex-amigos expõem deputado bolsonarista dos EUA

George Santos enfrenta pedidos de renúncia após mentiras no currículo - Alex Wong/Getty Images via AFP - 31.jan.2023
George Santos enfrenta pedidos de renúncia após mentiras no currículo Imagem: Alex Wong/Getty Images via AFP - 31.jan.2023

Do UOL, em São Paulo

09/02/2023 04h00

"Mentira tem pernas curtas" foi o nome escolhido pelo farmacêutico Yasser Rabello, 38, para um grupo criado por ele no WhatsApp no dia 5 de janeiro para falar sobre o recém-empossado deputado George Santos, 34 —filho de imigrantes brasileiros e primeiro republicano abertamente gay a ser eleito para o Congresso americano, como representante de Nova York.

Os dois dividiram um apartamento em Nova York em 2013, mas Rabello não tinha notícias do ex-colega havia anos —até que as mentiras que Santos contou na eleição sobre seu currículo e histórico familiar foram reveladas pela imprensa americana. Rabello não votou nas eleições para deputado e mora na Flórida. Por isso, não tinha acompanhado a campanha.

Hoje, o grupo tem 33 participantes —há ex-colegas de quarto, amigos e jornalistas dos Estados Unidos e do Brasil, entre eles a reportagem do UOL. Ali, eles compartilham reportagens, trocam teorias e se unem para divulgar "a verdadeira face" do deputado. "É a liga da justiça brasileira", brincou um dos participantes.

Aqui no Brasil, Santos enfrenta um processo de estelionato, uma acusação de assédio sexual, pedidos de renúncia e é alvo de investigações sobre contas de campanha.

Por que o grupo foi criado?

Yasser Rabelo e George Santos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Yasser Rabello e George Santos
Imagem: Arquivo pessoal

"O nome [do grupo] fala por si só, todo mundo conhecia essa fama de mentiroso dele", diz Rabello. O farmacêutico, que hoje trabalha como motorista de aplicativo, disse que decidiu criar o grupo depois que um americano que também dividiu apartamento com ele e Santos ligou contando ter sido procurado pelo jornal The New York Times para contar o que sabia sobre o deputado.

Coloquei [no grupo] todo mundo que conhecia através dele, tem algumas pessoas que eu nem era amigo, mas descobri que todos detestavam ele, que todo mundo que conhece ele acaba se afastando."
Yasser Rabello

O grupo comemora quando novas matérias são publicadas na mídia expondo Santos e compartilha memes zombando o ex-amigo, como quando ele foi confrontado por jornalistas no Congresso por suas mentiras. Um deles fez um trocadilho com o nome do deputado: George SCAMtos (scam, em inglês, significa golpe).

Ele parece ter envelhecido uns 20 anos. Deve ser a pressão dessa situação."
Mensagem em grupo sobre George Santos

Falso trabalho na Globo e mentiras sobre formação

Mineiro de Montes Claros, Rabello conta que conheceu o agora deputado no cinema, no início de 2013. Ele havia chegado havia pouco tempo em Nova York e ouviu Anthony —todos os membros do grupo conhecem e se referem ao deputado pelo segundo nome dele— conversando em português.

"O inglês dele era muito mais fluente que o meu, ele conhecia lugares para sair, começamos uma amizade. Ele era prestativo, mas muito mentiroso", relembra.

No fim daquele ano, ele decidiu dividir apartamento com Santos, mas a convivência durou cerca de três meses em razão de desentendimentos com Fátima Devolder, mãe do deputado, que também morava com eles.

Rabello conta que Santos já mentia naquela época sobre sua formação acadêmica. Confrontado pela imprensa depois da eleição, ele admitiu ter "floreado" o currículo —além de não ter formação superior, ele tampouco trabalhou no Citigroup e no Goldman Sachs.

"Primeiro ele falou que tinha se formado em economia na NYU (Universidade de Nova York). Meses depois, quando comentei que uma prima minha tinha estudado na Baruch College, ele disse que tinha estudado lá. Quando o questionei sobre a contradição, ele disse que tinha feito as duas faculdades. Ele é convincente, tinha as respostas na ponta da língua. Não é só o que ele fala, é a linguagem corporal", diz.

O farmacêutico também conta que Santos chegou a dizer que trabalhava no escritório da Globo em Nova York após tirar uma foto no local —a informação já foi desmentida pela própria emissora. "O Anthony ostentava, dizendo que conhecia gente famosa, que trabalhava como modelo. Ele acha que engana as pessoas, mas ele nunca me enganou", diz. Os dois mantiveram contato até 2014.

Suspeitas de roubo de joia e dinheiro

Adriana Parizzi com George Santos e a filha em Nova York - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Adriana Parizzi com George Santos e a filha em Nova York
Imagem: Arquivo pessoal

A dona de casa Adriana Parizzi, 55, uma das integrantes mais ativas do grupo, diz mal ter reconhecido Santos ao vê-lo na TV recentemente. Os dois se encontraram pela primeira vez em um bingo em Niterói (RJ), em 2009, foram apresentados pela mãe dele e logo se tornaram amigos. Em fevereiro de 2011, foram morar juntos em Nova York, com a filha dela, Bruna, com 5 anos na época.

"Eu não tinha vínculo aqui [no Brasil]. Sou filha única, meus pais já tinham falecido e me deixaram uma boa herança. Eu gostava muito dele, sempre foi uma pessoa alegre, brincalhona, não tinha como ficar triste perto dele. Ele falou 'vamos embora', eu comprei nossas passagens e fomos", diz Adriana.

Com uma situação financeira confortável, Adriana afirma que bancava os luxos de Santos e o acusa de roubar joias e dinheiro dela. "Eu sempre perdoava. Eu não sei o que ele tem, mas sempre consegue convencer as pessoas de que foi um mal-entendido."

No entanto, na última vez em que o confrontou sobre isso, em 2015, ela relata que o agora deputado a ameaçou."Ele disse que eu estava no país dele e ele dava as cartas. Que se eu abrisse minha boca, ele poderia me mandar de volta para o Brasil."

Hoje, Adriana mora numa comunidade em Teresópolis (RJ) com a filha, faz crochê e recebe auxílio do governo para viver. "A minha vida virou de cabeça para baixo. Alguém precisa parar ele."

O UOL procurou o advogado de Santos nos Estados Unidos, mas ele disse que não comentaria as acusações. No mês passado, questionado sobre as declarações de Adriana ao "Fantástico", da TV Globo, o deputado disse ao jornal The New York Post que tudo era falso e que "as acusações insanas" que as pessoas têm feito contra ele não têm evidências.

Quem é George Santos?

Nascido em Nova York, é defensor do ex-presidente americano Donald Trump e também já enalteceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em publicações nas redes sociais. Ele tem uma foto com um dos filhos dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

As pautas defendidas por Santos são, majoritariamente, do âmbito econômico —focando na "recuperação do sonho americano"—, mas também apoiou um projeto de lei da Flórida que proíbe a discussão em sala de aula sobre orientação sexual e identidade de gênero.

George Santos como drag queen (de vermelho) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
George Santos como drag queen (de vermelho)
Imagem: Reprodução/Facebook

Por lá, os republicanos estão denunciando cada vez mais os shows e performances de drag queens, alegando que são prejudiciais às crianças. Reportagens publicadas por vários veículos mostraram que o deputado norte-americano concorreu como drag queen em concursos de beleza no Brasil.

Após dizer que as alegações sobre o assunto eram "categoricamente falsas", Santos admitiu ter se vestido com roupas femininas, dizendo que era "jovem e estava apenas se divertindo".