Topo

Esse conteúdo é antigo

Colisão com águia deixa avião destruído e fere piloto

O piloto em treinamento foi levado ao hospital -- o instrutor não se feriu - Divulgação/Polícia de República Tcheca
O piloto em treinamento foi levado ao hospital -- o instrutor não se feriu Imagem: Divulgação/Polícia de República Tcheca

Do UOL, em São Paulo

10/02/2023 16h10Atualizada em 13/02/2023 11h14

Um instrutor e um piloto em treinamento passaram por apuros durante um voo: uma águia colidiu com a aeronave, que ficou danificada e com o vidro frontal totalmente destruído. O caso aconteceu na República Tcheca na quarta-feira (8) e deixou o piloto novato ferido.

No momento da colisão, por volta de 14h, o piloto em treinamento — um jovem de 23 anos — controlava a aeronave Cessna, que seguia a 200 km/h. Segundo a polícia local, o instrutor assumiu o controle do voo após o incidente e fez um pouso de emergência em um aeroporto na cidade de Hradec Kralove, em segurança.

A hélice dianteira e o para-brisa da aeronave foram danificados com o impacto contra a águia. Os danos foram estimados em cerca de 1 milhão de coroas tchecas, cerca de R$ 240 mil, segundo as autoridades.

Já a ave morreu e ficou partida ao meio — uma parte ficou presa ao manche do avião, enquanto a outra atingiu os bancos traseiros.

O piloto em treinamento ficou levemente ferido no acidente e foi levado ao hospital. Já o instrutor não se feriu.