Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia chinesa treina time de esquilos para farejar drogas

 Time de seis roedores está sendo treinado para dividir trabalho com cães farejadores na busca por drogas - Canva
Time de seis roedores está sendo treinado para dividir trabalho com cães farejadores na busca por drogas Imagem: Canva

Colaboração para o UOL

10/02/2023 16h16

A polícia de Chongqing, no sudoeste da China, está adicionando novos membros à sua equipe: seis esquilos vermelhos. O time de roedores está sendo treinado pelos agentes policiais para dividir trabalho com cães farejadores na busca por drogas em locais pequenos e de difícil acesso.

Em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (8) pelo jornal chinês People's Daily, os animais são vistos em uma sequência de testes, farejando caixas e vasilhas de tamanhos e cores semelhantes.

Ao jornal The Paper, Yin Jin, adestrador designado para treinar o esquadrão de esquilos, afirmou que o tamanho e a agilidade dos roedores permitem que eles alcancem espaços minúsculos impossíveis de serem alcançados pelos cães.

"Esses esquilos têm um olfato bastante aguçado", disse Yin, acrescentando que os roedores foram treinados para indicar, por meio de arranhões, se detectaram drogas em uma superfície.

Ao Global Times, o adestrador afirmou que o programa de treinamento desenvolvido para os esquilos levou anos para ser aperfeiçoado e pode ser usado para treinar outros tipos de animais com a mesma finalidade.

"Nossas técnicas de treinamento de roedores não estavam maduras o suficiente antes", comentou Jin.