Topo

Exterminador do Futuro: como é o supertanque russo destruído na Ucrânia?

Tanque russo abatido pela Ucrânia - Reprodução/Telegram
Tanque russo abatido pela Ucrânia Imagem: Reprodução/Telegram

Thiago Varella

Colaboração para o UOL

12/02/2023 04h00

O BMPT Terminator é um tanque russo projetado para ser praticamente indestrutível. Era para o blindado de última geração ser um trunfo do exército de Vladimir Putin na Ucrânia, mas os ucranianos conseguiram destruir pelo menos um tanque, segundo vídeo compartilhado pelo chefe militar de Luhansk, Serhii Haidai.

"'Exterminador do Futuro' não vai voltar", disse Haidai.

Afinal, como é o tanque?

Diferentemente de outros tanques, o BMPT Terminator é capaz de atingir alvos em qualquer lugar, como sobre telhados ou em trincheiras, com a proteção e mobilidade dos tanques de guerra antigos.

O tanque apareceu pela primeira vez em uma feira russa de armamentos de guerra, em Nizhy Tagil, em 2013. O BMPT foi projetado após a perda de muitos tanques russos em batalhas urbanas na Guerra da Chechênia, em 1995.

Suas principais características são:

  • Chassi do blindado é baseado no de um tanque T-72.
  • Par de canhões automáticos de 30 mm que disparam 12 tiros por segundo cada, podendo atingir alvos aéreos ou no solo, com alcance de 2.000 metros.
  • Quatro lançadores de mísseis guiados "Ataka", de 130 mm, com alcance de 6.000 metros, com antitanque e termobáricas para destruir bunkers e edifícios.
  • Dois lançadores de granada.
  • Uma metralhadora PKTM de 7.62 mm
  • Proteção "Relikt", com blindagem projetada para derrotar rodadas antitanque.
  • Torre relativamente pequena para ser menos vulnerável.
  • Sensores para que o comandante possa ter visão panorâmica de 360 graus.

O BMPT Terminator vem atuando na Ucrânia desde maio do ano passado e já foi visto em diversas cidades do país. Há relatos de que o tanque se mostrou efetivo tanto na floresta quanto em ambientes urbanos.

O tanque não era quase indestrutível?

A Ria Novosti, agência estatal de notícias da Rússia, superestimou o tanque e chegou a publicar que militares ucranianos fugiam ao vê-lo no front. Além disso, relatou também que o BMPT conseguiu se manter funcionando após ataques de mísseis Javelin.

O otimismo russo se mantinha até ontem (9). Entre os quase 9.000 veículos russos destruídos, ainda não havia relatos de que os 300 BMPTs construídos até agora estavam na lista. No máximo, havia surgido um vídeo que mostrava um tanque recuando sob fogo intenso ucraniano, mas sem estar danificado.

*Com informações da Forbes.