Topo

Esse conteúdo é antigo

TV: Relatório do governo diz que óvni abatido era 'pequeno balão metálico'

Suposto balão de vigilância chinês é atingido enquanto sobrevoava céu da Carolina do Sul, nos EUA - Randal Hill/Reuters
Suposto balão de vigilância chinês é atingido enquanto sobrevoava céu da Carolina do Sul, nos EUA Imagem: Randal Hill/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/02/2023 19h27

O objeto voador não-identificado (sigla de óvni) abatido pelo governo americano, no espaço aéreo canadense, no sábado (11), parecia ser um "pequeno balão metálico".

A informação foi obtida pela rede de TV americana CNN, por meio de um relatório do Pentágono enviado hoje aos congressistas.

Autoridades de defesa também informaram que outro objeto abatido, desta vez sobre o Lago Huron, em Michigan, no domingo (12), "posteriormente desceu lentamente" para a água após o impacto.

Segundo a CNN, a revelação de novos detalhes ocorreu em meio à pressão de parlamentares do Capitólio para obter uma melhor compreensão de e por que o governo Biden derrubou vários objetos não identificados em poucos dias.

Como era o objeto abatido?

Em oito dias, autoridades americanas e canadenses derrubaram um balão chinês supostamente usado para espionagem e mais três objetos ainda não identificados, dos quais não se sabe a origem.

Por ordem do presidente Joe Biden, um caça F-16 dos EUA abateu o objeto às 14h42 (horário local) de ontem, sobre o Lago Huron, na fronteira dos EUA com o Canadá, disse o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Patrick Ryder, em um comunicado.

Embora não representasse uma ameaça militar, o objeto poderia ter potencialmente interferido no tráfego aéreo doméstico, pois estava viajando a 6.100 m e poderia ter capacidade de vigilância, segundo Ryder.

Foi o terceiro óvni abatido em três dias —e o quarto em oito dias, desde que um balão chinês supostamente espião foi derrubado, em 4 de fevereiro.

A China admitiu ser a dona do balão, mas disse que se travava de um equipamento civil, sobretudo para pesquisas meteorológicas, que se desviou da rota devido a ventos. O incidente causou o cancelamento da viagem do secretário de Estado americano, Antony Blinken, a Pequim e aumentou a tensão com a China.

Pequim criticou a derrubada o balão, que tinha o tamanho de três ônibus e pesava mais de uma tonelada.

*Com informações da Reuters