Chance de óvnis serem alienígenas não foi descartada pelos EUA, diz general
O general encarregado de proteger o espaço aéreo dos Estados Unidos deixou a hipótese em aberto durante coletiva de imprensa ontem (12), quando o 4º objeto desconhecido em duas semanas foi derrubado.
"Vou deixar a comunidade de inteligência e a comunidade de contraespionagem resolverem isso", disse Glen VanHerck, general da Força Aérea dos EUA, ao ser questionado diretamente sobre a possibilidade de origem alienígena.
Outra autoridade de defesa disse posteriormente que os militares não viram nenhuma evidência de que os objetos eram extraterrestres, segundo informou o jornal The New York Times.
Apesar deste ser o 4º objeto voador não-identificado (sigla de óvni) abatido pelo governo americano, o general VanHerck não o relacionou imediatamente ao balão chinês derrubado na semana passada.
"Estamos chamando-os de objetos, não de balões, por uma razão", afirmou VanHerck.
Autoridades dos EUA identificaram um balão de vigilância chinês e o derrubaram na costa da Carolina do Sul em 4 de fevereiro. Na sexta-feira, um objeto foi abatido sobre o gelo marinho perto de Deadhorse, no Alasca. E um outro objeto foi destruído em Yukon, no Canadá, no sábado, com os investigadores ainda procurando pelos destroços.
Como era o objeto abatido?
Por ordem do presidente Joe Biden, um caça F-16 dos EUA abateu o objeto às 14h42 no horário local sobre o Lago Huron, na fronteira dos EUA com o Canadá, disse o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Patrick Ryder, em um comunicado.
Embora não representasse uma ameaça militar, o objeto poderia ter potencialmente interferido no tráfego aéreo doméstico, pois estava viajando a 6.100 m e poderia ter capacidade de vigilância, segundo Ryder.
O objeto parecia ter uma estrutura octogonal, com cordas penduradas, mas nenhuma carga perceptível, disse uma autoridade dos EUA falando sob condição de anonimato.
Acredita-se que o objeto seja o mesmo detectado recentemente sobre Montana perto de locais militares sensíveis, levando ao fechamento do espaço aéreo dos EUA, disse o Pentágono. Os militares tentarão recuperar o objeto caído sobre o Lago Huron para saber mais sobre ele, declarou VanHerck a repórteres.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.