Topo

Principal suspeito de caso Madeleine não será acusado em 2023, diz promotor

Madeleine McCann - Reprodução
Madeleine McCann Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/03/2023 10h32

O principal suspeito pelo sumiço da menina britânica Madeleine McCann, Christian Brueckner, não será acusado este ano, afirmou o promotor alemão Hans Christian Wolters, segundo o site britânico Mirror.

O que aconteceu

  • Brueckner foi identificado pelas autoridades alemães em 2020, quando foi apontado como "responsável" pelo rapto e homicídio de Madeleine em Portugal em 2007.
  • Ele é acusado de vários crimes sexuais, incluindo abuso sexual de uma menina de 10 anos.
  • Questionado, o promotor se recusou a explicar o motivo do atraso em levar o caso ao tribunal. Ele afirmou não querer "partilhar os resultados ou o estado atual do processo".

"A investigação está em andamento, mas vai demorar muito mais", afirmou Wolters ao jornal português Expresso. "Talvez não terminemos este ano."

Christian Brueckne - Reprodução/Spiegel TV - Reprodução/Spiegel TV
Christian Brueckner é o principal suspeito de desaparecer com Madeleine MacCann
Imagem: Reprodução/Spiegel TV

Wolters insistiu se tratar do homem certo, "apesar dos crescentes temores de que ele nunca seja julgado", diz o site britânico.

Em maio do ano passado, o promotor afirmou à imprensa que seus pares estavam "convencidos de que ele é o assassino de Maddie McCann".

"Não há outra pessoa para nós que seja suspeita", afirmou Wolters a respeito do homem de 46 anos, que já cumpre pena por um estupro cometido em setembro de 2005.

O que diz Brueckner?

O suspeito nega envolvimento no desaparecimento de Madeleine. Em uma uma carta escrita da cela, ele disse que a acusação é um "conto de fadas" e reclamou que vinha sendo tratado pior do que Joseph Goebbels, o ministro de Propaganda de Adolf Hitler.

Os investigadores contam com a colaboração de informantes que conheceram Brueckner quando ele morava em Portugal.

Um deles disse ao Mirror no mês passado que os investigadores alemães parecem saber que foi mesmo Brueckner o autor do crime, mas não podem provar.

Falsa Madeleine?

Este ano a alemã Julia Faustyna virou notícia ao afirmar em suas redes sociais acreditar ser Madeleine McCann. Em fevereiro, porém, a polícia polonesa afirmou que a jovem de 21 anos não é a inglesa que sumiu durante viagem da família a Portugal.

De acordo com as autoridades polonesas, a versão da jovem contradiz as investigações. Apesar do caso ainda não ter sido concluído, a discrepância da idade das duas evidenciaria que Julia não é a britânica.