Presentes de Japão e El Salvador para a família Trump somem, dizem EUA
Uma investigação do atual governo apontou que dois presentes não puderam ser encontrados.
O que aconteceu:
- Um dos presentes era uma pintura em tamanho real do ex-presidente Donald Trump, enviada pelo governo de El Salvador.
- O outro presente desaparecido eram tacos de golfe presenteados pelo governo japonês.
- Os dois presentes são parte de um total de 100 presentes recebidos por Donald Trump que não foram declarados de maneira adequada ao governo --entre os remetentes, estão países com relações estremecidas com os EUA, como a Arábia Saudita, China e Índia.
- Juntos, os objetos têm valor de cerca de US$ 300 mil dólares --algo em torno de R$ 1,5 milhão.
- A investigação mostra preocupações sobre a possível influência política que os presentes podem ter trazido à Casa Branca.
Segundo a lei americana, o oficial de governo pode manter o presente que receber, desde que pague o valor integral à Casa Branca.
O valor máximo para o presente ser mantido é de 415 dólares. Se o item superar esse valor, é colocado no arquivo do governo federal, podendo ser usado futuramente por outros presidentes.
O ex-chefe de gabinete da Casa Branca, John F. Kelly, Donald Trump, afirmou ao The Washington Post que Trump dizia que "os presentes que recebia durante o mandato eram seus, e não do governo federal".
O democrata Jamie Raskin, chefe da investigação, pontuou que "poderiam existir mais presentes a serem descobertos", visto que a maioria foi percebida por "acidentes" e "maneiras diversas de investigação".
Além disso, não há histórico de Donald Trump ter comprado algum dos presentes que recebeu, embora outros membros da família Trump o fizeram. Durante o seu último ano de governo, o governo Trump não declarou nenhum presente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.