Topo

Esse conteúdo é antigo

Faculdades chinesas dão folga de uma semana para os alunos 'se apaixonarem'

Jovens chinesas posam para foto - Wang Zhao / AFP
Jovens chinesas posam para foto Imagem: Wang Zhao / AFP

Do UOL, em São Paulo

30/03/2023 20h08Atualizada em 30/03/2023 20h13

Universidades na China darão uma semana de folga em abril para que os estudantes "aproveitem a primavera e se apaixonem".

O que aconteceu?

Entre os dias 1º e 7 de abril, alunos de nove universidades chinesas não terão aulas. Todas as instituições são relacionadas à aviação.

A campanha faz parte de uma ação do governo chinês para aumentar a taxa de natalidade do país, que vem caindo nos últimos anos, junto ao número de casamentos.

As universidades têm dado folgas como essa aos alunos, mas a deste ano foca no romance.

Os estudantes ainda terão tarefas: escrever diários de viagem, relatórios sobre suas experiências, artes manuais e gravar as atividades que realizarem. Para que a semana aconteça, aulas estão acontecendo nos fins de semana, o que é uma prática comum na China.

"A faculdade implementou seu programa de férias de primavera na esperança que os estudantes possam aprender a amar a natureza, a vida e aproveitar o amor", disse Liang Guohui, que gere a Faculdade de Aviação de Mianyang.

Em comunicado, a instituição recomendou aos alunos que "saiam do campus, entrem em contato com a natureza e sintam a beleza da primavera com seus corações".

Como parte da campanha de aumento da taxa de natalidade, outras empresas têm oferecido programas como licenças de casamento de 30 dias ou incentivos para que mulheres da cidade se casem com viúvos camponeses.