Topo

Papa Francisco tem melhora progressiva e trabalha do hospital, diz Vaticano

29.mar.23 - Papa Francisco no dia da internação, em audiência na Praça São Pedro, no Vaticano - Guglielmo Mangiapane/REUTERS
29.mar.23 - Papa Francisco no dia da internação, em audiência na Praça São Pedro, no Vaticano Imagem: Guglielmo Mangiapane/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

30/03/2023 08h57Atualizada em 30/03/2023 09h00

A saúde do papa Francisco está melhorando e ele já voltou a trabalhar do hospital, disse hoje um porta-voz do Vaticano.

Como está o papa?

  • Francisco tomou café da manhã, leu jornais, trabalhou e recebeu a eucaristia no hospital, destacou o representante Matteo Bruni.
  • O tratamento segue o ritmo programado, afirma o Vaticano: "Papa Francisco repousou bem durante a noite. O quadro clínico é em progressivo melhoramento", diz a nota.

Papa sentiu falta de ar

  • Francisco foi internado ontem no hospital Policlínico Gemelli de Roma com um quadro de infecção respiratória. A expectativa é que ele passe alguns dias no local, em repouso.
  • A possibilidade do papa ter covid-19 foi descartada.
  • Inicialmente, o Vaticano havia informado que ele tinha sido hospitalizado apenas para exames já agendados.

Saúde de Francisco tem pontos delicados

Nos últimos meses, o pontífice, de 86 anos, tem se queixado de dores no joelho causadas por uma artrose, doença que o forçou a usar uma cadeira de rodas com frequência. Francisco também tem problemas crônicos nos nervos ciáticos e já foi submetido a uma delicada cirurgia de cólon em julho de 2021.

Recentemente, ele admitiu que um cansaço que o impeça de ver as coisas claramente poderia levá-lo a renunciar ao comando da Igreja Católica, assim como seu antecessor, Bento 16. O papa revelou que assinou uma carta de renúncia a ser usada caso não possa exercer suas funções por motivos de saúde.

*Com informações da Reuters