Topo

Ativista antiguerra é suspeita de matar blogueiro com bomba camuflada

Foto de um perfil de Darya Trepova nas redes sociais - Reprodução
Foto de um perfil de Darya Trepova nas redes sociais Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

03/04/2023 12h58

A polícia russa deteve Darya Trepova, suspeita pelo atentado que matou um famoso blogueiro militar e defensor da ofensiva da Rússia contra a Ucrânia.

Quem é Darya Trepova?

Trepova tem 26 anos, é casada com um membro de um grupo de oposição e já foi presa por participar de uma manifestação contra a guerra.

Uma fonte disse à BBC que ela estudou na cidade de Pushkin, próximo de São Petersburgo. Entretanto, não ficou claro qual faculdade ela cursou, e acredita-se que ela não tenha concluído os estudos.

Ainda segundo a agência de notícias, uma amiga de Trepova afirmou que ela trabalhou por muito tempo em uma loja de roupas vintage da cidade, mas deixou o emprego há um mês para se mudar para Moscou.

Casamento e prisão

Darya Trepova é casada com Dmitry Rylov — porém, não se sabe há quanto tempo eles estão juntos. De acordo com a BBC, ele seria membro de um pequeno grupo de oposição chamado Partido Libertário.

Darya - JJ.OOEE/VK - JJ.OOEE/VK
Darya trabalhou em loja de roupa vintage, segundo uma amiga
Imagem: JJ.OOEE/VK

Relatos dizem que os dois foram presos em um comício antiguerra em 24 de fevereiro do ano passado, ainda durante o início da invasão da Ucrânia. Ela teria ficado detida por dez dias.

Em entrevista ao canal Agentstvo, no entanto, amigos da jovem disseram que o casamento deles era uma "brincadeira" e que, na verdade, eles eram apenas amigos.

Já Rylov disse ao site de notícias russo SVTV News que, embora sua esposa fosse contra a guerra na Ucrânia, "ela nunca mataria".

Acredito que minha esposa foi incriminada. Tenho certeza de que ela nunca seria capaz de fazer algo assim sozinha
Dmitry Rylov à SVTV News

O que aconteceu?

  • O blogueiro Vladlen Tatarsky, um militar pró-Rússia cujo nome verdadeiro é Maxim Fomin, morreu após uma explosão em um café de São Petersburgo.
  • A explosão foi causada por um artefato entregue de presente a Vladlen, segundo fontes militares contaram à agência de notícias russa RIA.
  • De acordo com vários meios de comunicação da Rússia, Darya Trepova é suspeita de levar para o local uma bomba camuflada em uma estatueta que foi entregue ao blogueiro durante um evento.
  • Hoje, o Comitê de Investigativo da Rússia no Telegram informou que Trepova foi presa.
  • O ataque deixou 32 pessoas feridas, oito delas em estado grave.
  • O governo ainda acusou a Ucrânia e a fundação contra a corrupção do opositor Alexey Navalny de estarem por trás do ataque.