Superbactéria em colírio causa mortes e cegueiras nos EUA; venda é suspensa
Autoridades sanitárias dos Estados Unidos emitiram um alerta sobre bactérias encontradas em colírios contaminados que se espalharam entre pessoas assintomáticas.
O que aconteceu?
Os colírios vendidos em farmácias no país continham uma cepa rara de Pseudomonas aeruginosa, segundo o tabloide Mirror.
Os agentes da vigilância sanitária dos EUA retiraram o EzriCare Artificial Tears — produto de venda livre sem conservantes fabricado na Índia — das prateleiras das farmácias no início deste ano, em uma tentativa de conter o surto provocado pela bactéria.
Segundo especialistas, a Pseudomonas aeruginosa pode provocar infecções no sangue e nos pulmões.
Até o momento, três pessoas morreram e quatro tiveram que remover os globos oculares ao contrair a rara superbactéria, após usar os colírios.
Outras oito vítimas perderam a visão em um ou ambos os olhos após o uso de colírios contaminados.
O surto foi identificado em um centro hospitalar em Connecticut, mas outros episódios semelhantes ocorreram também em Nova York, Flórida, Texas, Utah e outros estados. As autoridades informaram que o problema mostrou sinais de propagação entre pacientes assintomáticos.
Em entrevista ao The New York Times, o médico David van Duin, especialista em doenças infecciosas da Universidade da Carolina do Norte, explicou que as pseudomonas não são apenas altamente infecciosas e resistentes a medicamentos, mas também são bastante difíceis de erradicar, principalmente quando a bactéria se espalha pela corrente sanguínea.
Por enquanto, 68 pessoas estão infectadas com Pseudomonas aeruginosa após o uso de colírios, incluindo o EzriCare Artificial Tears, disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
Superbactéria causa preocupação
Embora o surto tenha sido amplamente contido, Maroya Walters, investigadora chefe da equipe de resistência antimicrobiana do CDC, avalia que esta não será a última vez que a rara superbactéria causará pânico. "Acho que veremos o impacto dessa peça ao longo de meses ou anos", disse.
A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) dos EUA, agência que regula medicamentos no país, declarou que não identificou esterilidade do produto antes de suas vendas no país. Os colírios EzriCare, assim como os da Delsam Pharma, são fabricados pela mesma empresa farmacêutica com sede na Índia.
De acordo com o CDC, os sintomas de infecção ocular podem incluir:
- Secreção amarela, verde ou clara do olho
- Dor ou desconforto ocular
- Vermelhidão do olho ou pálpebra
- Sensação de algo em seu olho (sensação de corpo estranho)
- Maior sensibilidade à luz
- Visão embaçada
O órgão informou que a infecção pode ser evitada se os pacientes e cuidadores lavarem as mãos com água e sabão com frequência e os quartos dos pacientes forem limpos diariamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.