Americano planeja bater recorde vivendo durante 100 dias debaixo d'água
Um professor dos Estados Unidos tenta quebrar o recorde de maior tempo em um habitat debaixo d'água.
O que aconteceu:
Joe Dituri está morando em um espaço de 55m² a cerca de 10 metros abaixo da superfície de Florida Keys desde o dia 1º de março. Ele planeja ficar por lá ao longo de 100 dias.
Caso consiga cumprir essa meta, ele irá quebrar o recorde atual de 73 dias, estabelecido em 2014 por dois professores do Tennessee.
Joe Dituri é ex-mergulhador da Marinha dos Estados Unidos e especialista em engenharia biomédica. Ele estuda os efeitos da pressão hiperbárica (condição em que a pressão do ar é maior do que seria no nível do mar) no corpo humano. A ideia dele é utilizar o tempo que passou no oceano para examinar o impacto de viver nesse ambiente de alta pressão em sua saúde.
Ele também passará por testes psicossociais e psicológicos para entender os efeitos mentais de ficar sozinho e preso em um espaço apertado por um longo período de tempo, em um caso semelhante a uma viagem espacial.
"O corpo humano nunca esteve debaixo d'água por tanto tempo, então serei monitorado de perto", disse Dituri em um comunicado. "Este estudo examinará todas as formas de como essa jornada afeta meu corpo, mas minha hipótese é que haverá melhorias em minha saúde devido ao aumento da pressão".
Joe Dituri
Como Dituri viverá sob maior pressão, há esperança de que isso possa aumentar sua longevidade e prevenir doenças ligadas ao envelhecimento. Essa possibilidade vem das conclusões avançadas do próprio professor encontradas em um estudo em que as células expostas a mais pressão dobraram em cinco dias.
"Então, suspeitamos que vou me tornar um super-humano!" concluiu Dituri.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.