Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil demorou muito para agir no caso de detidas na Alemanha, diz advogado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/04/2023 14h29

O advogado Victor Del Vecchio comentou no UOL News que as autoridades brasileiras demoraram para agir no caso das brasileiras detidas na Alemanha por tráfico internacional de drogas.

Jeanne Paolini, 40, e a namorada, Kátyna Baía, 44, foram presas no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, no dia 5 de março deste ano, mas são inocentes, segundo seus advogados.

Causa estranhamento que o Brasil tenha demorado tanto para agir. Onde estão nossas autoridades do Ministério das Relações Exteriores, que possui uma tradição muito grande e são conhecidos por sua eficácia, atuando nesse caso? Falta agilidade para tirar as brasileiras dessa triste situação".

É uma situação muito degradante que merecia mais atenção das nossas autoridades".

O que aconteceu:

Kátyna e a esposa, a médica veterinária Jeanne Paollin, estão há mais de um mês presas sob a acusação de tráfico internacional de drogas em um presídio feminino em Frankfurt, na Alemanha;

O casal embarcou dia 4 de março no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, com destino final em Berlim, capital alemã. Elas iam passar 20 dias na Europa, parando em diferentes países.

Em uma escala no aeroporto de Guarulhos, as etiquetas de identificação das bagagens foram trocadas e colocadas em duas malas com 20 quilos de cocaína cada, apontam as investigações.

A PF acredita que ambas são inocentes e afirma que elas foram vítimas de um esquema operado por terceirizados no aeroporto de Guarulhos. Seis pessoas foram presas na última semana.

A Justiça da Alemanha pediu o compartilhamento do inquérito da PF sobre a troca das etiquetas das malas das brasileiras;

Marca de 100 dias do governo Lula é grande carta de intenções da gestão, diz Chico Alves

O colunista do UOL Chico Alves repercutiu a reunião ministerial que marca os 100 dias de gestão do governo Lula e que, na opinião do colunista, não houve muita coisa apresentada.

Lula está aproveitando o número mágico de 100 dias para fazer uma peça de promoção do governo. Nessa reunião, em algum momento talvez ele tenha falado no que fez em 100 dias, mas no que vimos, ele sempre está conjugando os verbos no futuro: 'Vamos fazer tal coisa, vamos planejar tal coisa, precisamos fazer isso e aquilo'. É quase uma grande carta de intenções do que será o governo até o final desses quatro anos de gestão Lula".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: