Bola de pelo encontrada no Canadá é 'múmia' da Era do Gelo
Uma misteriosa bola de pelo encontrada em Yukon, no Canadá, é, na verdade, um animal mumificado da Era do Gelo.
O que aconteceu
Raios-X mostraram que a bola de pelo é um esquilo terrestre do Ártico da Era do Gelo, preservado em "ótimas condições", segundo cientistas disseram à CBC.
A estimativa é de que o esquilo tenha 30 mil anos e provavelmente morreu durante a hibernação.
"Não é totalmente reconhecível até que você veja essas mãozinhas e essas garras, e você veja uma pequena cauda e depois veja as orelhas", disse Grant Zazula, paleontólogo do governo de Yukon, à CBC.
A bola de pelo, na verdade, foi encontrada em 2018 por um garimpeiro nos campos de ouro de Klondike, perto de Dawson City, em Yukon. O local é coberto por solo congelado, o que torna a área perfeita para preservar criaturas que morreram naquela época, inclusive com cabelos e unhas.
"Pudemos ver que estava em ótimas condições e apenas enrolado como se estivesse dormindo", disse a veterinária Jess Heath à CBC.
O governo local está preparando o roedor morto para exibição no Yukon Beringia Interpretive Center, em Whitehorse, que será reaberto neste ano, informou a imprensa local.
Eu estudo ossos o tempo todo e eles são emocionantes, eles são realmente legais. Mas quando você vê um animal perfeitamente preservado, com 30.000 anos de idade, e você pode ver seu rosto, sua pele, seu cabelo e tudo isso, é tão visceral. Dá muita vida".
Grant Zazula, paleontólogo do governo de Yukon à CBC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.