Topo

Raios e trovões! Cabelo arrepiado na tempestade pode ser sinal de perigo

Michael, Mary e Sean McQuilken posaram para fotografias com o cabelo levantado. Minutos depois, foram atingidos por um raio - Reprodução/Redes Sociais
Michael, Mary e Sean McQuilken posaram para fotografias com o cabelo levantado. Minutos depois, foram atingidos por um raio Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

16/04/2023 04h00

Se o tempo estiver fechado e seu cabelo ficar arrepiado ou sua pele começar a formigar, é melhor tomar cuidado: você pode ser atingido por um raio em instantes.

Um vídeo, que soma mais de 14 milhões de visualizações no TikTok, mostra algumas mulheres de cabelos em pé, num barco em alto mar. Elas dão risada e gravam ao momento. Mas, apesar da aparência engraçada, elas estavam correndo grande perigo.

O cabelo arrepiado é uma tentativa das cargas elétricas do corpo, que estão tentando encontrar as do raio, de se afastarem o máximo possível umas das outras. A mesma coisa pode acontecer com os outros pelos do corpo, assim como o formigamento da pele.

O meteorologista Diego Rhamon, doutorando em Geofísica Espacial pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais), explica que essas sensações são comuns quando o campo elétrico do local está muito intenso. "É parecido com o que acontece com o gerador de Van de Graaff, que é mostrado em feiras de ciências, por exemplo", diz.

Atingidos por raio

Em 1975, três irmãos passaram por algo semelhante enquanto escalavam o Moro Rock, no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. Michael, Mary e Sean McQuilken, que na época tinham 18, 15 e 12 anos, respectivamente, posaram para fotografias com o cabelo levantado. Minutos depois, foram atingidos por um raio.

Os irmãos sobreviveram ao acidente, mas outro homem que estava próximo não resistiu. A foto foi usada por décadas em folhetos e revistas para alertar sobre os perigos de descargas elétricas.

Por que esse fenômeno acontece?

Primeiro, é preciso entender que, para que um raio ocorra, precisam existir cargas opostas entre as nuvens e o solo. Quando isso acontece, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

O que fazer para escapar de um raio?

Não fique ao ar livre. Procure imediatamente um local fechado e espere a tempestade passar. Ir para dentro de um carro é uma boa opção, desde que os vidros estejam fechados e não exista contato com as partes metálicas do veículo. Estruturas abertas, como varandas e gazebos, podem não proteger tão bem.

Caso não encontre abrigo, se abaixe o máximo que conseguir. Quanto mais próximo do chão, menor a chance de um raio te atingir. Mas cuidado: mantenha os calcanhares no chão, mas não se deite, nem sente. Quanto menos contato com o solo, menores são as chances de levar um choque.

Mantenha distância de objetos altos, isolados e que conduzem eletricidade. Não se esconda debaixo de árvores, nem fique perto de postes, quiosques, caixas d'água. Também saia de perto de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame.

Se estiver na água, saia imediatamente. Uma vez em terra, fique a pelo menos 100 metros da costa.