Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro não tem que ter ideia, mas cumprir o que promete, diz Lula

Do UOL, em São Paulo

06/05/2023 12h50Atualizada em 06/05/2023 13h57

O presidente Lula disse que seus ministros ficarão proibidos de ter ideias após reuniões que devem ocorrer neste mês para lançar projetos até o fim do mandato e cobrou seus auxiliares a cumprir o que prometem.

O que aconteceu

Lula disse que os ministros terão que trabalhar para tirar do papel os projetos que serão definidos pelo governo. A declaração foi dada depois que ele participou da coroação do rei Charles 3º, na Inglaterra.

Esta não é a primeira vez que o presidente dá uma "bronca" em seus auxiliares. Em março, ele disse que qualquer ministro com proposta de política pública deveria comunicar a Casa Civil e a área econômica antes de anunciá-la.

O petista também descartou mudar a articulação política após derrota no Congresso. Ele elogiou o ministro Alexandre Padilha, responsável pela área.

O que Lula disse

Nós vamos lançar, até o fim do mês, todos os projetos que vamos ter de investimentos em infraestrutura, educação, até o final do mandato. Porque a partir dessas reuniões vai ficar proibido ministro ter ideias. A partir daí os ministros têm que trabalhar para executar o que nós já decidimos. Porque senão todo mundo tem uma ideia todo dia e essa ideia não é colocada em prática. E o governo tem que ser menos teórico e mais prático, porque é isso que o povo deseja."

Eu digo sempre para os nossos ministros: tudo o que você trata e não cumpre fica muito mais caro depois (...) É preciso que a gente seja eficaz. Em tudo o que o governo faz, que ele abrir a boca e prometer, nós temos que cumprir. Se não pode cumprir, não prometa."

Em hipótese alguma [cogita troca]. O Padilha é o que o país tem de melhor na articulação política. O fato de você muitas vezes acertar ou errar, nós temos que pensar o que aconteceu. Quando você governa, faz um acordo com a Câmara ou o Senado sobre a aprovação de uma medida e tem que cumprir alguma coisa, você tem que cumprir."

O que estão se queixando os deputados? De que o governo tarda a atender as reivindicações. O cara quer participar de um ministério, tem um funcionário que ele indicou e é tecnicamente competente. Se você concorda com ele e prometeu, você tem que fazer. Não pode prometer e não fazer."

Charles pede para cuidar da Amazônia

O presidente disse que o rei Charles lhe pediu para que o Brasil cuide da floresta amazônica no encontro que tiveram.

Ele também destacou a reunião que teve com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak para retomar as negociações comerciais entre os dois países.

O premiê anunciou ontem que o país investirá cerca de R$ 500 milhões no Fundo Amazônia.

A primeira coisa que o rei disse pra mim, foi para cuidar da Amazônia. E eu falei: 'Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. É preciso ajuda e muitos recursos."