Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

George Santos, deputado filho de brasileiros, é preso nos EUA, diz agência

Do UOL, em São Paulo

10/05/2023 10h37Atualizada em 10/05/2023 13h22

George Santos, membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi preso hoje em Nova York. A informação é da agência de notícias Reuters.

O que aconteceu?

Santos, nascido nos EUA filho de imigrantes brasileiros, vai depor mais tarde a uma corte federal. Ele é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de recursos públicos.

Logo após eleição em novembro do ano passado, imprensa descobriu que ele mentiu quase todo o currículo. Ele disse ter estudado na Universidade de Nova York e na Faculdade Baruch, que disseram não ter qualquer registro dele, e trabalhado nas financeiras Goldman Sachs e Citigroup —o que também se mostrou falso.

Santos teria usado financiamento de campanha para despesas pessoais, como roupas de grife e pagamento de cartões de crédito, segundo as acusações. "O indiciamento mostra que Santos foi desonesto reiteradamente para enriquecer e chegar ao Congresso", disse o promotor Breon Peace à agência AP.

Santos é acusado de estelionato no Brasil

Ele teria gastado mais de R$ 2 mil usando um talão de cheques roubado e um nome falso em Niterói (RJ).

O processo é de 2008, mas o Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a reabertura das investigações.

Deputado nega. "Eu não sou um criminoso aqui — nem aqui, no Brasil ou em qualquer jurisdição do mundo", disse ele em entrevista ao jornal The New York Post.