Ucrânia: Veja antes e depois de áreas destruídas por rompimento de barragem
O rompimento de uma barragem controlada pela Rússia na região de Kherson, no sul da na Ucrânia, destruiu diversas áreas na última terça-feira (6). No dia seguinte, milhares de pessoas tiveram de fugir de suas casas devido ao ocorrido.
Imagens de satélites divulgadas pela Maxar Technologies mostram os principais danos. Já o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, disse que o caso é uma das "catástrofes ambientais mais significativas" nas últimas décadas na Europa.
Segundo informações da mídia internacional, ao menos cinco pessoas morreram afogadas com o rompimento.
Veja algumas das áreas atingidas
Segundo o primeiro-ministro da Ucrânia, o rompimento deve afetar os sistemas de irrigação no Sul da Ucrânia. "A Rússia deve enfrentar uma resposta poderosa e unificada, não meras palavras", afirmou durante reunião na OCDE.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil pediu "urgência da busca do entendimento" sobre o caso. A manifestação do Itamaraty aconteceu um dia após o governo ucraniano cobrar um posicionamento brasileiro.
As autoridades ucranianas informaram que cerca de 6 mil pessoas foram evacuadas perto do rio Dnipro. Cerca de 600 quilômetros quadrados estão debaixo d'água.
O nível de água no reservatório de Kakhovka estava se aproximando de um nível baixo perigoso, informou a empresa estatal que supervisiona a instalação na quinta-feira. Segundo a empresa, isso poderia afetar a Usina Nuclear de Zaporizhzhia nas proximidades e o abastecimento de água para outras regiões.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.