Topo

Conteúdo publicado há
11 meses

Titanic: Submarino desaparecido tem estoque de 70 a 96 horas de oxigênio

Do UOL, em São Paulo

19/06/2023 17h56

O submarino que desapareceu durante uma expedição turística foi projetado para ter uma capacidade de emergência de até 96 horas de oxigênio, disse o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

O que aconteceu:

A Guarda Costeira prevê que o submarino tenha entre 70 e 96 horas de oxigênio disponível no navio neste momento. Veículo levando cinco pessoas a bordo desapareceu durante viagem aos destroços do famoso navio Titanic.

John Mauger disse que as buscas são "complexas", já que as autoridades procuram o submarino embaixo d'água e na superfície. O submersível, de 6,4 metros de comprimento, perdeu contato uma hora e 45 minutos após o mergulho e está desaparecido há 24 horas.

Tecnologia pode ajudar, diz especialista

Larry Daley, pesquisador especializado nos destroços do Titanic, também afirmou que pode manter passageiros vivos por muitas horas.

O especialista argumenta que, graças à tecnologia avançada, o veículo submersível é capaz de manter os passageiros vivos por várias horas. O veículo que desapareceu é da empresa OceanGate, que realiza este tipo de serviço desde 2021.

Daley lembra que já passou 12 horas explorando os destroços do Titanic em um submarino. "Temos nosso próprio sistema de respiração a bordo e, se for mantido adequadamente, como trocar o filtro e o purificador de CO2, você pode ficar lá por algumas horas", explica o estudioso.

O pesquisador diz que aguarda um desfecho positivo na busca pelo submarino. Declaração foi feita em entrevista à rede de televisão canadense NTV.

Entenda o caso:

Em entrevista à emissora britânica, um representante da Guarda Costeira de Boston (EUA) confirmou a realização de uma operação de busca em andamento na manhã desta segunda-feira.

Havia cinco pessoas a bordo do submarino que está desaparecido desde a manhã de domingo (horário local), segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

O submersível, de 6,4 metros de comprimento, desapareceu uma hora e 45 minutos após o mergulho. Atualmente, aeronaves de vigilância naval dos EUA e do Canadá estão procurando pelo submersível, incluindo uma aeronave P-8 Poseidon altamente sofisticada com recursos de detecção subaquática.

A cerca de 3.800 metros de profundidade e a aproximadamente 650 quilômetros da costa atlântica canadense, a região onde estão localizados os destroços do Titanic se tornou ponto de visitação de turistas nos últimos anos.

Em comunicado oficial, a OceanGate Expeditions confirmou o desaparecimento do submarino turístico. "Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança. Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias. Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes", acrescentou a empresa na manhã desta segunda-feira.