Submarino que levava turistas para ver Titanic desaparece no Atlântico
Um submarino que levava turistas para ver os destroços do Titanic desapareceu no Oceano Atlântico, segundo informações preliminares divulgadas pela BBC.
O que aconteceu:
Em entrevista à emissora britânica, um representante da Guarda Costeira de Boston (EUA) confirmou a realização de uma operação de busca desde a manhã desta segunda-feira. Estima-se que o Titan tenha um estoque de 70 a 96 horas de oxigênio.
Havia cinco pessoas a bordo do submarino, chamado "Titan" que está desaparecido desde a manhã de domingo (horário local), segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos. Um dos passageiros é um bilionário britânico de 59 anos.
O submersível, de 6,4 metros de comprimento, desapareceu uma hora e 45 minutos após o mergulho. No ano passado, o Titan ficou duas horas e meia sem comunicação durante uma expedição com uma equipe do canal americano CBS News.
Aeronaves de vigilância naval dos EUA e do Canadá estão procurando pelo submersível, incluindo uma aeronave P-8 Poseidon altamente sofisticada com recursos de detecção subaquática. Um barco canadense também auxilia nas buscas.
Em comunicado oficial, a OceanGate Expeditions confirmou o desaparecimento do submarino turístico. "Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer a tripulação de volta com segurança. Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e suas famílias. Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes", acrescentou a empresa na manhã desta segunda-feira, 19.
A cerca de 3.800 metros de profundidade e a aproximadamente 650 quilômetros da costa atlântica canadense, a região onde estão localizados os destroços do Titanic se tornou ponto de visitação de turistas nos últimos anos, graças à curiosidade em torno da embarcação naufragada.
Criada em 2009, a empresa OceanGate Expeditions oferece passeios ao ponto do naufrágio, que levam oito dias e custam cerca de US$ 250 mil (R$ 1,2 milhão). O pacote também inclui opção de submergir por oito horas — para seguir até os destroços da embarcação inglesa, afundada em 1912 após se chocar contra um iceberg. O acidente envolvendo o Titanic, considerado o maior navio da época, provocou a morte de mais de 1.500 pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.