Tática kamikaze: os tanques russos que Putin está explodindo na Ucrânia
O Ministério da Defesa da Rússia relatou que usou um tanque controlado remotamente e carregado com uma significativa carga explosiva na Guerra da Ucrânia. O emprego de tanques kamikazes seria uma nova tática russa no campo de batalha.
Segundo a Folha de S. Paulo, tanto os tanques quanto a munição utilizadas na estratégia seriam antigos e obsoletos — o que seria uma estratégia barata, mas que também levanta questões sobre o motivo de seu uso.
Quais foram os tanques usados?
T-54/55
O T-54 e seu derivado um pouco mais moderno, o T-55, não são exatamente tanques da Segunda Guerra Mundial, mas estão próximos. O T-54 apareceu pela primeira vez em 1946, enquanto o T-55 chegou 12 anos depois, segundo a Forbes. Ambos eram considerados muito avançados quando surgiram e foram amplamente usados nos conflitos da segunda metade do século 20.
O veículo tem blindagem de 200 mm de espessura, canhão de 100 mm e uma metralhadora de 7,62 mm. O motor tem potência de 580 cv e pode chegar a até 50 km/h. O modelo tem autonomia de 500 km e comporta até quatro tripulantes. As informações são portal militar Russkoe Oruzhie.
O T-55, especificamente, representava aproximadamente 85% dos tanques de guerra do Exército Soviético na década de 1970, junto com o T-54 e o T-62.
O preço acessível e o fácil manuseio tornaram esses tanques de guerra os mais produzidos no mundo, com mais de 100 mil unidades fabricadas. Ainda hoje, países com intensa atividade bélica, como o Sudão, fazem uso desse equipamento.
Assim como o T-54, a Rússia começou a desativar seus T-55 na década de 1980, quando ainda possuía mais de 28 mil unidades, segundo o historiador e especialista em armas de guerra John Delaney à CNN Internacional. Eles passaram a ser substituídos pelos tanques T-62, T-64, T-72 e T-80.
MT-LB
Foi projetado na Ucrânia no início dos anos 1960 e é um blindado multipropósito leve. Segundo o site Army Recognition, mais de 80 variantes do modelo estão disponíveis no exército russo e um número próximo a 1500 veículos ainda estaria em serviço no país.
Pesa 11,9 toneladas, com 6,45 m de comprimento, 2,88 m e 1,86m de altura. Ao todo, 11 soldados podem ser transportados dentro compartimento principal de carga do veículo, atrás do compartimento da tripulação — que leva dois soldados.
Pode ser armado com uma metralhadora de 7,62 mm, posicionada em uma pequena torre de comando.
Ao todo, mais de 55.000 veículos foram produzidos, incluindo muitos como chassis para vários sistemas de armas. De acordo com informações do site Military-Today, o MT-LB também foi amplamente usado em funções de apoio pelo Exército russo.
Consegue ser mais veloz que os da classe T-54/55, com sua velocidade máxima na estrada chegando a 62 km/h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.