Pizzaria destruída por míssil na Ucrânia estava lotada no momento do ataque
O restaurante atingido por um míssil russo na Ucrânia era frequentado por jornalistas, funcionários de organizações humanitárias e outros civis. Pelo menos dez pessoas morreram e outras 61 ficaram feridas.
O que aconteceu:
O popular restaurante Ria Pizza estava aberto e lotado no momento do ataque, relatam testemunhas. A imprensa ucraniana cita a presença de instrutores militares estrangeiros na cidade.
O míssil atingiu o restaurante por volta das 19h30 de terça-feira (horário local). O Ria Pizza fica no centro da cidade de Kramatorsk, o último grande centro urbano sob controle de Kiev no leste do país.
Entre os mortos, há pelo menos três adolescentes: uma menina de 17 anos e as irmãs gêmeas Yulia e Anna Aksenchenko, de 14 anos, segundo informações da CNN dos EUA.
Uma criança que nasceu em 2022 está entre os feridos, informou o Serviço de Emergências da Ucrânia no Telegram. Sete pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.
Equipes de resgate ainda estão vasculhando os escombros, mas tiveram que interromper o trabalho temporariamente durante a noite após um alarme de ataque aéreo.
O ataque é o mais mortal contra civis em meses e acontece após uma crise na Rússia, provocada por um motim do grupo mercenário Wagner, que durou cerca de 24 horas.
O que estamos vendo agora são cenas de terror. Há muitos feridos, alguns graves. Ainda estamos vivos por milagre. Este é um lugar com muitos civis, mas com muitas frentes de batalha nos arredores.
Repórter Catalina Gomez gravou um vídeo mostrando como o míssil atingiu o restaurante
Havia bastante gente [no restaurante]. Tive sorte.
Coberto de poeira, o cozinheiro Roslan, 32 anos, falou com a AFP
Além do restaurante, outros imóveis também foram atingidos: prédios, estabelecimentos comerciais, veículos e uma agência dos correios.
A Ucrânia diz que a Rússia disparou dois mísseis terra-ar contra a cidade de 150 mil habitantes (antes da guerra). O Serviço de Segurança da Ucrânia diz que o ataque foi premeditado e que deteve um homem suspeito de vasculhar e enviar um vídeo às Forças Armadas Russas antes do ataque.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou hoje que o país só ataca "instalações vinculadas às infraestruturas militares".
Presidente Volodymyr Zelensky
Três colombianos entre os feridos
Ficaram levemente feridos o ex-comissário de paz Sergio Jaramillo, o escritor Héctor Abad Faciolince e a jornalista Catalina Gómez.
Os três estavam jantando no restaurante com a escritora ucraniana Victoria Amelina, 37 anos, que está em "condição crítica por uma lesão na cabeça, provavelmente provocada pelos estilhaços de vidro e vigas".
Faciolince e Jaramillo destacaram que os três desembarcaram na Ucrânia para "expressar a solidariedade da América Latina com o povo da Ucrânia diante da bárbara e ilegal invasão russa".
*Com informações da AFP e RFI
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.