'Saiu do Brasil pra fugir da violência', diz tia de paulista morto nos EUA
O entregador de flores Matheus Martines Gaidos, de 27 anos, havia se mudado para os Estados Unidos para fugir da violência de São Paulo e buscava uma qualidade de vida melhor no país americano.
O rapaz morreu após ser baleado, com um tiro à queima-roupa, em Oakland, após supostamente elogiar um cachorro. O tutor do animal não teria gostado da atitude do brasileiro.
Suzi Martines, tia de Matheus, relata que o sobrinho tinha medo da violência do Brasil e por isso deixou o país aos 20 anos. Antes de morar nos Estados Unidos, onde ele residiu nos últimos cinco anos, ele ficou na Austrália por dois anos.
"Ele sempre considerou o Brasil um país violento e desde bem novo buscou uma vida melhor, com mais qualidade, morando no exterior. O sonho dele era construir uma família e estava trabalhando para ter um futuro melhor", conta ela.
Matheus, segundo familiares e amigos, estava descontente com a vida nos Estados Unidos, principalmente por sentir sozinho no país, e já estava com passagens compradas para retornar ao Brasil, em agosto. A intenção era ficar no país por alguns meses e depois se mudar novamente para a Austrália.
"Pelo fato dele estar muito tempo morando fora do Brasil ele viria fazer uma visita aos avós e amigos. Ficaria com a gente até novembro e depois iria solicitar o visto para morar na Austrália. Ele não retornaria mais para os Estados Unidos", conta a tia.
Nos Estados Unidos, Matheus dividia apartamento com alguns colegas, mas não tinha muitos amigos no país. Mais reservado, ele não gostava de sair à noite e preferia atividades em meio à natureza.
"Ele sempre foi reservado, na dele. Não gostava de redes sociais e os amigos que ele tinha mais contato eram os da época de adolescência e infância. Ele dizia que apesar do retorno financeiro, ele queria voltar", acrescenta Marcos Vasconcelos Junior, amigo de Matheus.
O que aconteceu?
Em 22 de junho, Matheus Martines Gaidos fazia uma entrega na cidade de Oakland, na Califórnia, quando um casal se aproximou com um cachorro.
Após Matheus falar algo, o homem, acompanhado de uma mulher, se dirige ao brasileiro e o empurra. Matheus reage e joga um buquê de flores contra o suspeito;
Em seguida, o homem sacou uma arma e atirou à queima-roupa.
Matheus foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
A polícia de Oakland divulgou imagens do suspeito e pediu ajuda para identificá-lo. Em publicação nas redes sociais, a corporação informou que uma recompensa de até US$ 10 mil pode ser paga por informações que levem à prisão neste caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.