Trilha luminosa no céu faz França revelar testes de planador hipersônico
Incomuns trilhas luminosas no céu foram avistadas ontem no norte da Espanha e do sul da França e fizeram o governo francês vir a público e revelar testes até então sigilosos.
O que se sabe:
Os rastros, mais brilhantes e agrupados que os deixados por aviões, surpreenderam moradores em partes da Catalunha, Aragão, Navarra, País Basco e sul da França. As imagens se espalharam rapidamente, e se especulou se eram restos do incêndio no Canadá, um meteoro, destroços de uma aeronave militar ou até mesmo uma visita extraterrestre.
A aparição das linhas brancas no céu foi causada pelo rastro de condensação deixado por uma aeronave de alta tecnologia em teste pelo Exército francês: o planador hipersônico VMax. Ele foi projetado para transportar ogivas nucleares e convencionais a uma velocidade máxima de 7 mil km/h, sendo capaz de manobrar em alta velocidade para superar defesas aéreas.
O efeito luminoso intenso que permitiu que a trajetória fosse tão visível é resultado da geometria peculiar da cortina de gás deixada pela aeronave em relação ao Sol, segundo apurou o site PangeaNatura.
A Direção Geral de Armamentos, ligada ao Ministério da Defesa francês, havia emitido um aviso na semana passada sobre o possível lançamento da nova aeronave, segundo o jornal The Sun.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.