Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Líder das buscas por submarino Titan se emociona ao falar de missão

Do UOL, em São Paulo

02/07/2023 16h09

O líder da missão para encontrar o submarino Titan, Edward Cassano, se emocionou ao falar sobre o caso em uma coletiva de imprensa. As cinco pessoas que estavam a bordo morreram.

O que aconteceu

Cassano, CEO da Pelagic Research Services, empresa que recuperou os destroços, falou sobre o caso numa coletiva na sexta-feira (30).

"Nosso sistema foi lançado e começou a descer até o fundo do mar. Logo após chegar ao fundo do mar, nós descobrimos os destroços do submarino Titan. Nós continuamos, claro, a documentar o local e, às 12h, infelizmente nossa [operação de] resgate virou [uma operação de] retirada [de destroços]. Peço desculpas, ainda estamos nos desmobilizando. É muito emocionante."

O especialista declarou que a implosão tem relação direta com a profundidade que o veículo chegou. O Titan desceu "além da sua taxa de profundidade", avaliou.

Para ele, o veículo não deveria ter ido tão fundo no oceano. A principal teoria é de que o submersível tenha rachado e implodido por causa da pressão no fundo do mar. Buscas foram realizadas por um ROV, veículo submarino operado remotamente e utilizado para exploração e pesquisa nas profundezas do oceano.

As famílias dos cinco ocupantes do Titan doarão amostras de DNA para ajudar os médicos legistas a identificar possíveis restos mortais.

O momento em que Cassano se emociona ao falar do caso pode ser visto no vídeo abaixo (7min35s).

Relembre o caso

O submersível, apelidado de "Titan", submergiu na manhã de domingo, 18 de junho. Os turistas queriam ver os destroços do Titanic, localizado no Atlântico Norte.

O barco de apoio na superfície, o quebra-gelo Polar Prince, perdeu contato com ele cerca de uma hora e 45 minutos mais tarde.

Um piloto e quatro passageiros faziam parte da expedição. Eram Stockton Rush, presidente da OceanGate; o bilionário Hamish Harding; Shahzada e Suleman Dawood, um empresário paquistanês e seu filho; e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.

A Guarda Costeira dos EUA informou no dia 22 que todos os ocupantes do submersível haviam morrido. Os destroços encontrados são consistentes com perda de pressão da cabine o que gerou uma "implosão catastrófica". Segundo especialista, os ocupantes sequer teriam percebido a implosão do veículo.