Esse conteúdo é antigo

Lula diz que acordo entre Mercosul e UE deve sair neste ano: 'Otimista'

O presidente Lula (PT) diz que está otimista para que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja concluído até o fim do ano. Ele está em Bruxelas, na Bélgica, onde participou da cúpula entre países da América Latina e Europa.

O que aconteceu:

Lula diz que é a primeira vez que está tão otimista com o acordo. "Poucas vezes vi tanto interesse dos países da União Europeia. Foi uma reunião extremamente exitosa".

A contraproposta do Brasil à carta adicional da União Europeia será enviada daqui a duas ou três semanas, afirmou o presidente. "Em negociação, a gente não cede tudo o que o outro quer".

Lula também criticou a "carta agressiva" da Europa com exigências ambientais. "A gente disse para a União Europeia que dois parceiros estratégicos não discutem com ameaças e sim com propostas".

O acordo entre Mercosul e União Europeia está em negociação há mais de 20 anos.

Definitivamente a União Europeia está interessada, de verdade, em investir na América Latina. Primeiro, pela questão do clima, segundo pela questão energética.
Lula em coletiva de imprensa na Bélgica

Temos que aproveitar essa oportunidade. Volto para o Brasil feliz porque conseguimos intento para restabelecer as negociações com a União Europeia.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.