Reforma na empresa de Trump e mais: o que se sabe sobre serial killer de NY

Em 2010, a busca por Shannan Gilbert, 24, uma aspirante a atriz de Nova Jersey, levou as autoridades aos restos mortais de outras dez pessoas — sendo ao todo nove mulheres, um homem e uma criança — em um trecho de Gilgo Beach, em Long Island, no estado norte-americano de Nova York.

Quase 13 anos depois, a polícia prendeu o arquiteto Rex Heuermann, 59. Ele é acusado de ser o responsável por três dessas mortes: Melissa Barthelemy, Megan Waterman e Amber Costello.

Essas três vítimas também estão ligadas à morte de uma quarta mulher, Maureen Brainard-Barnes. Ainda que Heuermann não seja acusado por essa outra morte, a investigação do caso aponta que ele é o "principal suspeito dela". No tribunal, ele se declarou inocente.

Quem são as vítimas?

Melissa Barthelemy, 24, desapareceu em julho de 2009. Após o desaparecimento, seu telefone foi usado por um homem para fazer ligações provocativas para sua família. Os restos mortais de Barthelemy foram os primeiros encontrados em arbustos ao longo da Gilgo Beach. De acordo com a CNN, porém, os investigadores acreditam que ela foi a segunda das mulheres a ser morta.

Megan Waterman, 22, foi vista pela última vez saindo de um Holiday Inn Express em Hauppauge, em junho de 2010. O corpo da jovem foi encontrado em 13 de dezembro de 2010.

Por fim, Amber Lynn Costello, 27, desapareceu em setembro de 2010, depois de deixar sua casa em Long Island para encontrar um cliente, de acordo com a polícia. Acredita-se que ela seja a quarta vítima e seus restos mortais foram encontrados em 13 de dezembro de 2010, também perto da praia.

Maureen Brainard-Barnes, 25, quarto nome relacionado ao caso, desapareceu antes mesmo das outras vítimas. Ela foi vista pela última vez em 9 de julho de 2007, e dada como desaparecida cinco dias depois. Acredita-se, portanto, que ela seja a primeira vítima do crime conhecido como "Gilgo Four".

Todas as vítimas trabalhavam como garotas de programa e desapareceram após irem atender um cliente. Cada uma delas, pouco antes de desaparecer, teve contato com um celular descartável diferente. As quatro vítimas foram identificadas por evidências de DNA em 2011.

Continua após a publicidade

Em entrevista coletiva, o promotor distrital do condado de Suffolk, Ray Tierney, disse que "cada uma das quatro vítimas foi encontrada posicionada de maneira semelhante, amarrada de maneira semelhante por cintos ou fita adesiva."

Como aconteceu a prisão?

Neste mês, as autoridades norte-americanas anunciaram a prisão de Rex Heuermann, um arquiteto de 59 anos que morava em uma rua exatamente onde as investigações apontavam. Ele foi acusado de três desses assassinatos, e foi apontado como o principal suspeito do quarto.

Usando registros telefônicos e um sistema sofisticado que mapeia o alcance de torres de celular, investigadores conseguiram estruturar a área em que as ligações para as vítimas teriam sido feitas. Além disso, eles afirmaram que combinaram o DNA de uma pizza que o suspeito comeu com o material genético encontrado nos restos mortais das mulheres, de acordo com a BBC.

Ele também teria usado um telefone pré-pago para fazer mais de 200 pesquisas sobre temas relacionados a serial killers e também à própria investigação dos assassinatos em Gilgo Beach.

Ele se declarou inocente pela acusação do assassinato das três primeiras vítimas. Heuermann foi detido sem direito a fiança, segundo informações do The New York Times.

Continua após a publicidade

Quem é Rex Heuermann?

Rex Heuermann é dono da RH Consultants and Associates, um escritório de arquitetura de Manhattan que se descreve como "o principal escritório de arquitetura da cidade de Nova York", segundo a BBC.

De acordo com o New York Post, a Trump Organization contratou o escritório de arquitetura de Heuermann, RH Architecture, para um trabalho de encanamento no 17º andar do Trump Building.

O suspeito dos crimes foi descrito por vizinhos como um homem "introvertido". "Ele sempre está na dele, nunca incomoda ninguém", disse um vizinho à emissora norte-americana CBS.

Já a Associated Press informou que ele tem uma filha e um enteado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.