Cidade dos EUA convive há um mês com temperaturas acima dos 40°C
A cidade de Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, convive há um mês com temperaturas acima dos 40°C.
O que aconteceu:
Foram registradas 25 mortes relacionadas às altas temperaturas desde abril deste ano. Outras 249 mortes são investigadas, mostrou uma reportagem exibida pelo Fantástico neste domingo. Autoridades explicam que a maioria das vítimas são idosos e moradores em situação de rua.
A cidade passa pelo período de calor extremo mais longo desde 1974. O município praticamente não tem temperaturas abaixo de 40°C há um mês. As temperaturas do asfalto no verão podem ultrapassar os 71ºC, segundo as autoridades locais.
A temperatura média dos últimos 30 dias ficou acima de 43°C, mostrou a reportagem do Fantástico..
Moradores estão sendo levados a hospitais com queimaduras graves. As pessoas se ferem apenas por caírem no chão, disse às redes CNN e BBC Kevin Foster, diretor do centro de queimaduras da instituição médica Valleywise Health, .
Em um dos centros de acolhimento, pelo menos 2 mil pessoas são atendidas por dia, disse ao Fantástico Amy Schwabenlender, diretora da Human Services Campus, uma rede de atendimento à população de rua. Ela lamentou que não haja espaço para todos, e que cerca de 800 pessoas precisem passar à noite do lado de fora.
Phoenix, como a maior parte do sudoeste americano, é cercada pelo deserto, e seu 1,6 milhão de habitantes está acostumado com as temperaturas brutais do verão.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertou que o calor extremo é o evento climático mais mortal e aconselhou os moradores de Phoenix a "ficar em casa e procurar lugares com ar-condicionado" durante a onda de calor.
Com AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.