Chupa-cabra? Criatura misteriosa surge em quintal e deixa cidade alvoroçada
Uma moradora da cidade de Hill Country Village, localizada no estado norte-americano do Texas, flagrou uma criatura misteriosa em seu quintal. Ela publicou uma foto do animal nas redes sociais e alguns usuários brincaram que ele poderia ser um chupa-cabra.
Quatro patas e orelhas grandes
O animal tinha o tamanho de um cachorro, quatro patas, orelhas muito grandes e uma cauda longa que quase tocava o chão. De pele marrom-amarelada, a criatura parou na propriedade de Tina Kahlig para comer algumas frutas que haviam caído no chão.
À emissora KENS 5, ela contou o episódio: "Eu estava dentro, olhei para o quintal e vi um animal bem aqui e pensei: 'Nossa, o que é isso?'". Sem saber o que poderia ser, a mulher registrou o momento e compartilhou nas redes sociais para pedir a ajuda dos vizinhos. "Algumas pessoas acham que é um cruzamento entre um coiote e um cachorro", lembrou.
Chupa-cabra? Um usuário disse: "Isso é claramente um chupa-cabra", enquanto outro concordou: "Com certeza!".
O animal não gerou dúvidas somente na comunidade. Ainda de acordo com o canal norte-americano, a diretora do Zoológico de San Antonio, Rachel Malstaff, também ficou confusa, achando que a criatura pode ser um cachorro ou coiote. Outros dois veterinários do zoológico, Dr. Rob e Dra. Tarah, sugeriram que era um cão com problema de pele.
Lendas locais
Segundo uma lenda local, um velho leão da montanha perambula por Hill Country Village. No entanto, ninguém nunca conseguiu tirar uma foto dele, de acordo com as autoridades da cidade.
Já a lenda do chupa-cabra remonta ao imaginário popular da América Latina nos anos 1990. Naquela época, começaram a surgir vários relatos de uma criatura com olhos grandes e longas garras. Acreditava-se que ele era o responsável por ataques em zonas rurais. Os proprietários dessas terras encontravam animais ao amanhecer com furos nos pescoços e sem marcas de sangue.
No Brasil, relatos de "chupa-cabra" também começaram a emergir no interior de São Paulo, com animais morrendo sob as mesmas descrições dos relatos que começaram em Porto Rico.
Doença de pele causa aparência "monstruosa". O investigador Benjamin Radford, do CSI (Comitê para a Investigação Cética, em tradução livre), se debruçou sobre o tema e disse ao site ABC News que evidências de DNA mostraram que os predadores relatados nas histórias nada mais eram que animais como cães, raposas e coiotes com uma doença de pele chamada sarna sarcóptica. A patologia é causada por ácaros e pode ser transmitida para humanos. Ela provoca coceira, que piora à noite. Como consequência, o animal perde pelos e pode ter uma aparência "monstruosa", com ferimentos expostos.
*Com reportagem publicada em 05/04/2023
Deixe seu comentário