Conteúdo publicado há 9 meses

Irmã de brasileiro foragido nos EUA é presa e pode ser deportada

A irmã do brasileiro Danilo Sousa Cavalcante foi presa pelo órgão de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos por estar em situação irregular no país, segundo o jornal norte-americano The Philadelphia Inquirer.

O que aconteceu:

Eleni Cavalcante, irmã de Danilo, foi presa pela Imigração e Alfândega dos EUA. Ela pode enfrentar um processo de deportação, disse o tenente-coronel da Polícia do Estado da Pensilvânia, George Bivens. Ele disse que houve "alguns problemas de imigração", mas não disse se foi presa por ajudar Cavalcante.

Não se sabe se ela ajudou o irmão. Embora a polícia estadual não tenha confirmado se Eleni Cavalcante ajudou seu irmão após sua fuga da prisão do condado de Chester, ela tem ligações com pessoas que ajudaram Danilo a escapar da área anteriormente, quando ele estava fugindo após matar sua ex-namorada, Deborah Brandão, apontou o jornal norte-americano The Philadelphia Inquirer.

Francisco Lima, namorado de Eleni Cavalcante, testemunhou durante o julgamento de agosto sobre o assassinato da ex-namorada de Danilo e que se encontrou com ele após o crime. O cunhado de Danilo disse que ele e outro homem o ajudaram limpando e enfaixando suas mãos, além de dar uma muda de roupa ao atual foragido.

O tenente-coronel Bivens não comentou se os associados de Cavalcante na área o ajudaram em sua última tentativa de fuga.

Mudança de aparência e busca por ex-colegas

Cavalcante tirou a barba, apontam imagens divulgadas hoje. Em uma publicação nas redes, a Polícia da Pensilvânia alertou que o brasileiro foi visto com um casaco "azul ou verde", boné preto, calça do presídio e sapatos brancos.

Ele fugiu em uma van branca, modelo Ford Transit 2020 e placa ZST8818. A van tem um compartimento de refrigeração na parte de cima, informou a polícia, e, segundo a imprensa local, foi roubado de uma distribuidora de leite. O veículo foi encontrado e recuperado, anunciaram as autoridades locais nesta tarde.

Danilo teria ido para Phoenixville, distrito onde mora a irmã da mulher que ele matou, mas já saiu da zona. No fim da manhã de domingo (horário local), a polícia afirmou que o brasileiro não estava mais na região. Não se sabe se ele escapou do condado de Chester, local da prisão da qual escapou e onde ele era procurado.

Continua após a publicidade

O foragido aparece em fotos de câmeras de segurança.

Danilo tentou entrar em contato com dois ex-colegas de trabalho na noite de sábado (9), segundo a polícia. O primeiro contato foi na casa de um ex-colega de Danilo, que mora no município de East Pikeland Township (município no condado de Chester, na Pensilvânia), não estava em casa quando o fugitivo apareceu. Ao revisitar as imagens das câmeras de segurança na campainha da residência, o ex-colega avisou a polícia. A filmagem da campainha incluía vídeo e áudio do brasileiro, disse Bivens, mas a polícia ainda não decidiu quando ou se a divulgará os registros ao público.

Depois, Danilo foi à casa de outro ex-colega na região de Phoenixville, mas o morador também não estava em casa. Porém, um vizinho avistou o fugitivo e ligou para um amigo, que contatou a polícia. "Ele agora está tentando obter apoio de conhecidos", disse Bivens.

"No final, estou confiante de que iremos capturá-lo e trazê-lo de volta ao sistema de justiça criminal", afirmou Bivens. "Acredito que ele ainda esteja na Pensilvânia."

Durante o final da tarde e o começo da noite, Cavalcante teria sido visto na região norte do condado de Chester, perto de Phoenixville. Ele mudou sua aparência. Agora, ele está com a barba feita e usava um moletom amarelo ou verde com capuz, boné preto estilo beisebol, calça verde de presidiário e sapatos brancos.
Comunicado da Polícia da Pensilvânia sobre Danilo Cavalcante

Continua após a publicidade

400 agentes procuram por fugitivo

A Polícia Estadual da Pensilvânia aumentou o efetivo policial na busca pelo brasileiro.

Cerca de 400 agentes locais, estaduais e federais estão buscando por Danilo, concentrados em um trecho de floresta de cerca de 13 km² perto de Longwood Gardens, no distrito de Kennett Square, na Pensilvânia.

Danilo foi visto pelo menos duas vezes na sexta (8). Ele ainda estava no perímetro de buscas estabelecido pela polícia.

Entenda o caso

Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua no último dia 22 por matar a ex-namorada Deborah, na época com 34 anos, a facadas. Os dois são brasileiros, mas o crime ocorreu na cidade de Phoenixville.

Continua após a publicidade

O brasileiro escapou da prisão do condado de Chester na manhã de 31 de agosto. Ele foi classificado como um homem extremamente perigoso.

Segundo a promotoria, Danilo esfaqueou a mulher até a morte na frente dos filhos dela, de 4 e 7 anos. Ele não aceitava o fim do relacionamento. O assassinato ocorreu em abril de 2021.

Após o crime, Cavalcante fugiu para o estado da Virgínia, mas foi preso pela polícia local menos de duas horas após o assassinato.

Sarah Brandão, irmã de Deborah, contou ao UOL em 2021 sobre a dinâmica do que ocorreu: "Foi enquanto ela pegava as compras do supermercado no carro dela, com as crianças. Ele pegou ela pelo cabelo e a golpeou no tórax, deixando as crianças verem tudo".

Deixe seu comentário

Só para assinantes