Esse conteúdo é antigo

Guarda que não teria visto fuga de brasileiro na prisão é demitido nos EUA

O agente penitenciário da prisão da Pensilvânia (EUA) que estava em serviço na torre de segurança e não teria avistado a fuga do brasileiro Danilo Cavalcante foi demitido, informou o Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Chester. Danilo fugiu da unidade prisional há nove dias e é procurado pelas autoridades locais.

O que aconteceu:

O funcionário da penitenciária estava afastado do serviço durante a investigação do caso.

O guarda oficial da torre foi demitido na noite de ontem, disseram autoridades, segundo a estação de televisão norte-americana WPVI-TV e o jornal The Philadelphia Inquirer.

O homem demitido trabalhava havia 18 anos na prisão estadual do Condado de Chester, de onde Danilo fugiu. Ele não teve a identidade revelada pelas autoridades.

Anteriormente, Howard Holland, diretor interino da Prisão do Condado de Chester, afirmou que o guarda da torre de segurança da unidade prisional não viu Danilo enquanto ele fugia.

Após a fuga de Danilo, os administradores penitenciários revistaram o oficial da torre, que foi demitido ontem, e descobriram que ele estava com o celular pessoal durante o trabalho, violando os regulamentos da prisão, segundo uma fonte relatou ao jornal The Philadelphia Inquirer.

400 agentes procuram por fugitivo

Segundo o tenente-coronel George Bivens, da polícia estadual, avistamentos de Danilo foram relatados às autoridades, sendo que oito ou nove deles são confiáveis. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8).

Ao menos três avistamentos de Danilo foram feitos em Longwood Gardens (jardim botânico) ou nos arredores, a cerca de 5 km de distância da prisão. Um dos avistamentos ocorreu na noite de segunda-feira (5), outro foi relatado à polícia por volta do meio-dia (horário local) de quinta-feira (7) e um terceiro era de uma imagem de uma câmera na quarta, que só foi descoberta na noite de ontem.

Continua após a publicidade

A Polícia Estadual da Pensilvânia aumentou o efetivo policial para o maior tamanho até o momento na busca pelo brasileiro.

Cerca de 400 agentes locais, estaduais e federais estão buscando por Danilo, concentrados em um trecho de floresta de cerca de 13 km² perto de Longwood Gardens, no distrito de Kennett Square, na Pensilvânia.

O último avistamento de Danilo ocorreu ontem, por volta do meio-dia (horário local), nas proximidades do jardim botânico.

Entenda o caso

Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua no último dia 22 por matar a ex-namorada Deborah, na época com 34 anos, a facadas. Os dois são brasileiros, mas o crime ocorreu na cidade de Phoenixville.

Continua após a publicidade

O brasileiro escapou da prisão do condado de Chester na manhã de 31 de agosto. Ele foi classificado como um homem extremamente perigoso.

Segundo a promotoria, Danilo esfaqueou a mulher até a morte na frente dos filhos dela, de 4 e 7 anos. Ele não aceitava o fim do relacionamento. O assassinato ocorreu em abril de 2021.

Após o crime, Cavalcante fugiu para o estado da Virgínia, mas foi preso pela polícia local menos de duas horas após o assassinato.

Sarah Brandão, irmã de Deborah, contou ao UOL em 2021 sobre a dinâmica do que ocorreu: "Foi enquanto ela pegava as compras do supermercado no carro dela, com as crianças. Ele pegou ela pelo cabelo e a golpeou no tórax, deixando as crianças verem tudo".

Deixe seu comentário

Só para assinantes