Esse conteúdo é antigo

Jovem é condenada em Dubai após tocar no braço de segurança em aeroporto

Uma estudante dos Estados Unidos foi presa e condenada a um ano de reclusão após tocar no braço de uma agente de segurança do aeroporto de Dubai.

O que aconteceu

Elizabeth Polanco De Los Santos, de 21 anos, estava indo de Istambul para Nova York com um amigo quando os dois foram detidos durante uma escala no Aeroporto Internacional de Dubai, em 14 de julho, informou o Daily Mail.

A segurança do aeroporto foi acionada por causa de uma cinta que a estudante usava. A jovem disse às autoridades do aeroporto que havia passado por uma cirurgia recentemente e foi obrigada a usar o aparelho cirúrgico 24 horas por dia.

Ela foi levada para uma sala privada e instruída a retirar o aparelho. Para isso, Elizabeth precisou ficar seminua. A estudante foi liberada, mas como não conseguiu colocar o aparelho novamente, ela tocou no braço de uma das funcionárias da alfândega para pedir ajuda.

Segurança acusou estudante de 'agredi-la e insultá-la'

Apesar de negar qualquer tipo de agressão, Elizabeth foi proibida de viajar para casa e foi condenada a um ano de prisão, em julgamento realizado esta semana. A americana já estava detida em Dubai há quase três meses quando a decisão da Justiça foi anunciada.

"Elizabeth pretendia transitar por Dubai apenas por seis horas, mas está lá há meses, e perdeu US$ 50 mil (cerca de R$ 250 mil) em despesas e custos com advogados", disse Radha Stirling, fundadora da entidade Detention in Dubai, de acordo com o New York Post.

Segundo a Stirling, Elizabeth foi "humilhada e traumatizada pelos funcionários do aeroporto, sendo forçada a permanecer em um país caro, pagar advogados caros e perder seus estudos universitários".

O Departamento de Estado dos EUA acompanha o caso. Uma nova audiência para avaliar o caso está agendada para o dia 24 de outubro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes