Novo voo da FAB com resgatados da guerra em Israel chega ao Brasil
O segundo avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que buscou brasileiros em Israel, após o recomeço da guerra com o Hamas, pousou às 2h41 de hoje no aeroporto do Galeão, no Rio. Ontem, 211 pessoas chegaram ao Brasil no primeiro voo da FAB.
O que aconteceu
Neste segundo voo embarcaram 214 passageiros, um cachorro e três gatos. Essa é a primeira vez que está ocorrendo o resgate de animais vindos de Israel. O avião decolou às 12h30 de ontem de Tel Aviv.
O avião que traz os brasileiros é um KC-30 (Airbus A330) — que tem capacidade para 238 pessoas. Os brasileiros foram transportados ontem para o aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, em cinco ônibus.
O governo do Brasil está montando uma lista de brasileiros que estão em Israel. Foram 2.723 cadastrados até o momento. Mas o secretário de África e de Oriente Médio, embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, ressaltou que existem casos de registros duplos e até triplos, o que complica esse detalhamento.
Um trabalho de verificação está em curso para definir a quantia exata de brasileiros que estão em Israel e que desejam ser resgatados. A maioria deles é de pessoas que viajavam a turismo. Nem todas os nomes da lista montada pelo Itamaraty têm interesse em deixar Israel.
Estão planejados voos até o final de semana para repatriar brasileiros. A prioridade são pessoas que moram no Brasil e não têm passagem comprada. Aqueles que têm tíquetes aéreos ou condição de adquiri-los estão orientados a usar companhias comerciais.
De acordo com o Itamaraty, existem 14 mil brasileiros residentes em Israel. Os dados oficiais indicam 6.000 brasileiros vivendo na Palestina.
Reféns brasileiros
O governo brasileiro tenta confirmar a informação de que brasileiros estão entre as dezenas de reféns que o Hamas mantém na Faixa de Gaza. As declarações foram dadas na manhã de ontem em entrevista no Itamaraty, em Brasília.
Mais cedo, um porta-voz do Exército de Israel havia declarado que brasileiros e argentinos estão no grupo de pessoas sequestradas e levadas para o interior da Faixa de Gaza.
Há americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, pessoas da Argentina, Ucrânia e vários outros países. Não me lembro a lista toda porque é tão grande.
Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel
Horas mais tarde, Conricus disse à Folha de S.Paulo que pode haver brasileiros, mas que isso não está completamente confirmado. Ele declarou que informações sobre a possível presença de brasileiros são fruto de relatos de fontes anônimas e do trabalho em campo dos militares.
Brasileiros na Faixa de Gaza
Além dos brasileiros em Israel, há 30 pessoas na Faixa de Gaza que desejam resgate por parte do governo brasileiro. O problema é que a região está sob ataque e já foi bombardeada, o que torna a repatriação mais difícil.
De acordo com o Itamaraty, este grupo é composto por 27 brasileiros e três estrangeiros. O resgate está dependendo de tratativas diplomáticas.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberO plano é fazer um trajeto terrestre pelo Egito e repatriar os brasileiros e estrangeiros a partir deste país. Mas o plano precisa de autorização do Cairo.
Durante a coletiva da manhã de ontem, o secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty afirmou que o governo brasileiro está buscando o aval.
Essa repatriação envolve a saída dessas pessoas por terra da Faixa de Gaza por uma passagem no sul, a passagem de Rafah, e pressupõe naturalmente a autorização das autoridades egípicias para ingresso naquele país e, em seguida, repatriação para o Brasil.
Embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.