Tales: Veto mostra fragilidade do mundo nas mãos das grandes potências
O veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU a uma pausa humanitária em Gaza para socorrer civis mostra a fragilidade do mundo diante das grandes potências, avaliou o colunista do UOL Tales Faria no UOL News da manhã desta quarta-feira (18).
Para ser aprovada, uma resolução no Conselho precisa de votos de nove dos 15 membros do órgão e não pode ser barrada por nenhum dos cinco países com direito a veto: EUA, China, Rússia, Reino Unido e França.
O recado claro é a fragilidade do mundo diante das grandes potências, que paralisaram a ONU. Paralisaram há muito tempo, desde quando o Iraque foi invadido, que a ONU disse que era crime e George W. Bush não podia invadir, mas ele invadiu e ferre-se a ONU. Desobedeceu e nada foi feito.
Por quê? Porque são as grandes potências. São os Estados Unidos, é a Rússia, é a China, que não permitiram que a ONU funcionasse e não estão permitindo.
O veto é um gesto radical. Um gesto contra a paz. Não estão aceitando nem uma pausa na situação, que é o que Israel não aceita para resolver a questão dos reféns, por exemplo. Reféns, inclusive, norte-americanos.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.