Esse conteúdo é antigo

Nono voo da FAB parte nesta sexta para resgatar brasileiros em Israel

O governo federal vai enviar o nono voo para resgatar brasileiros afetados pela guerra em Israel na tarde desta sexta-feira (20).

O que aconteceu:

Uma aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, deve partir às 17h da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para Tel Aviv (Israel). É a nona aeronave enviada pelo Governo Federal para o Oriente Médio, pela operação "Voltando em Paz".

O retorno está previsto para a tarde do próximo domingo (22), e deve chegar ao Brasil na madrugada de segunda-feira (23).

O último voo da operação chegou ao Brasil na madrugada de hoje, trazendo 219 passageiros de Israel. Desde o começo da guerra, 1.135 brasileiros e 35 pets já foram repatriados. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há pelo menos 150 brasileiros interessados em deixar Israel e voltar para o Brasil.

Segundo comunicado do Itamaraty, será dada prioridade de atendimento a quem mora no Brasil e não tem passagem aérea comprada — a quem já têm os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.

Lula manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza

O governo federal enviou a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República para resgatar brasileiros que estão em Gaza

Grupo com 22 brasileiros está na cidade de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza, próximo à fronteira com o Egito, à espera de resgate.

A operação depende de negociações complexas entre o Brasil e Egito, e também da permissão de Israel e do Hamas para a saída. O país egípcio, particularmente, teme que sua segurança nacional possa ser afetada e se preocupa com a entrada de refugiados.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv transmitiu às Forças de Defesa de Israel informação sobre o edifício onde os brasileiros estão hospedados em Khan Yunis para não ser alvo de ataques.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.