'Contra prognósticos': as manchetes dos jornais argentinos após eleição
Os principais jornais da Argentina classificaram como "surpresa" o resultado das eleições presidenciais do país, vencidas pelo governista Sergio Massa, que disputará o segundo turno contra o radical de direita Javier Milei.
O que eles disseram
"Surpresa: Massa ganha e vai ao segundo turno com Milei", diz a manchete do Clarín, jornal argentino de maior circulação. O diário apontou que o candidato do governo teve uma melhora "inesperada" de 6,5 pontos percentuais desde as eleições primárias, vencidas por Milei.
"Massa surpreende com vitória e vai ao segundo turno com Milei", escreveu o La Nación no topo da primeira página. Na versão online, o jornal destaca que o peronista saiu na frente "contra quase todos os prognósticos".
"Massa pega impulso e vai disputar com Milei no segundo turno", diz o principal título do La Capital. Em uma das análises destacadas, o jornal diz que Massa se deparava com uma eleição "que parecia perdida".
Massa e Milei disputarão segundo turno em 19 de novembro
Com 98,51% das urnas apuradas, Sergio Massa, peronista e atual ministro da Economia, tinha 36,68% dos votos. Javier Gerardo Milei, ultraliberal, estava com 29,98%. Patricia Bullrich veio em terceiro, com 23,83%, e ficou de fora do embate final.
Nas primárias, em agosto, Milei veio em primeiro e Bullrich, em segundo. Massa ficou com o terceiro lugar.
A maioria das pesquisas eleiotrais indicava que Milei lideraria o primeiro turno, e resultado surpreendeu. O principal órgão eleitoral argentino ainda deve confirmar a apuração até 48 horas depois do pleito, no chamado "escrutínio final".
Deixe seu comentário