Esse conteúdo é antigo

Imprensa internacional repercute onda de ataques no Rio de Janeiro

A imprensa internacional destacou os ataques de ontem no Rio de Janeiro, realizados em represália à morte do miliciano Matheus da Silva Rezende após um confronto com agentes da Polícia Civil. Ao todo, 35 ônibus queimados e um trem foi incendiado.

O que aconteceu

O jornal britânico The Guardian narrou os fatos e se referiu ao conflito entre militares e paramilitares como "crime que ceifa milhares de vidas todos os ano". Também foi citada a entrevista com o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro.

O The Guardian ainda consultou especialistas em segurança, que descreveram os ataques como uma exposição do ''fracasso dos sucessivos governos em controlar o crime organizado".

O BNN Breaking, de Hong Kong, publicou a notícia e destacou a violência como uma parte perturbadora da vida cotidiana dos moradores cariocas, além de ser um desafio significativo para as forças de segurança.

O BNN também relatou brevemente a história e evolução das milícias no Brasil: "Originalmente formadas como forças de autodefesa para bairros pobres assolados por gangues de traficantes, transformaram-se em organizações criminosas". O Jornal relacionou o atual problema com a corrupção e desigualdade social no Brasil, "questões complexas e enraizadas''.

O francês L'essentiel relatou o ocorrido de ontem e relembrou a morte dos três médicos baleados em frente à praia há três semanas. Os investigadores acreditavam que eles haviam sido mortos por engano, tendo um deles sido confundido com um membro de uma milícia.

O argentino La Nación ressaltou os prejuízos superiores a R$ 35 milhões gerados aos cofres públicos. Além disso, destacou o posicionamento de Flávio Dino, ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, que prometeu reforçar forças federais no estado do Rio de Janeiro.

Jornal britânico The Times publica sobre rebelião no Rio de Janeiro
Jornal britânico The Times publica sobre rebelião no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução / The Times
Jornal espanhol El País publica matéria sobre ataque no Rio de Janeiro
Jornal espanhol El País publica matéria sobre ataque no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução / El País

Deixe seu comentário

Só para assinantes